Concurso DER-RO 2018 – Previsão


  

Certame já está na fase de escolha da Banca Organizadora e deverá ser realizado ainda neste ano.

Pode começar a sua preparação: o edital do concurso do Departamento de Estradas e Rodagem de Rondônia (DER/RO) deve sair ainda este semestre. Em 2017, no segundo semestre, foi divulgado no Diário Oficial do Estado a comissão responsável pela organização do concurso.

O próximo passo para a realização do certame deve ser a escolha da banca responsável pelo concurso e o número de vagas. Os interessados devem começar os estudos, para aumentar as chances de aprovação.

Último concurso DER/RO

O último certame realizado ocorreu em 2010 e teve 687 vagas. Organizado pela FUNCAB, contava com remuneração que variava entre R$ 1.500,00 e R$ 2.400,00. O número de vagas foi distribuído da seguinte maneira: 475 para os cargos de eletricista, agente de portaria, soldador, mecânico, pintor, pedreiro, borracheiro, cozinheiro, faxineiro e auxiliar de serviços gerais. Para concorrer, era necessário ter nível fundamental.

Para nível médio, foram oferecidas 146 vagas para as áreas fiscal de transporte, desenhista, agente em atividade administrativa e laboratorista. Em relação à nível superior, o certame contou com 66 vagas para as seguintes oportunidades: engenheiro, arquiteto, geólogo, administrador, geógrafo, analista de sistemas, bibliotecário, jornalista, economista, contador, psicólogo e procurador.

Os interessados foram avaliados por meio de provas objetivas, que foram de caráter eliminatório e classificatório. As avaliações foram de múltipla escolha e cada questão tinha 5 alternativas de resposta, sendo apenas uma correta. A duração da prova foi de 4 horas.

Para nível médio, por exemplo, as provas objetivas foram compostas pelas disciplinas: português (10 questões), geografia e história de Rondônia (10 questões), noções de informática (10 questões) e conhecimentos específicos (20 questões). Cada questão teve o valor de 2 pontos.

Para nível superior, na área técnica, foram 10 questões de português, 10 de geografia e história de Rondônia, 10 de Direito Administrativo, 10 de Direito Constitucional e 20 relacionados a conhecimento na área de formação.

Além disso, de acordo com o último edital, era necessário fazer pelo menos 50% dos pontos na prova objetiva e não zerar nenhuma disciplina, para não ser eliminado do concurso. Para o cargo de Procurador Autárquico, também teve prova discursiva. A jornada de trabalho foi de 40 horas semanais.

Dicas de estudo para o concurso DER/RO




Como a comissão já foi formada, a banca deve ser definida nas próximas semana e o edital publicado ainda no primeiro semestre. Logo, os interessados devem começar a sua preparação, a fim de conquistar uma boa colocação no concurso.

Elabore um cronograma de estudo com base no último edital divulgado e organize o seu dia a dia em função do concurso. Defina o seu horário de estudo e as disciplinas que serão vistas em cada dia da semana.

Procure priorizar os conteúdos com peso maior, e no fim de semana programe revisão de tudo o que foi visto na semana. Assim, você mantém na sua memória os conhecimentos, sobretudo os detalhes. Existem vários métodos de revisão como mapa mental, fichas ou resolução exaustiva de exercício. Descubra com o qual você se identifica mais!

Cada um tem a sua forma de estudo. Existem pessoas que investem em cursos online, presenciais, livros ou apostilas específicas. É essencial que você descubra a sua metodologia de estudo. Isso vai ajudar você a manter a produtividade.

Além disso, faça muitas questões da banca organizadora, quando for escolhida. É a melhor forma para você descobrir a forma de cobrança, os assuntos mais cobrados, as pegadinhas e o possível estilo da sua prova.

Com a sua rotina de estudo, mantenha a prática de atividade física e cuide da sua alimentação.

Você vai fazer esse concurso? Compartilhe a notícia com os seus amigos e sucesso!

Por Babi


Gostou deste artigo? Vote abaixo.
[Total: 6 Média: 2]

Compre aqui apostila para este Concurso Público!




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *