Concurso Detran-PA 2018 – Comissão Organizadora é Formada


  

Comissão organizadora do concurso já foi formada. Próximo passo é a escolha e contratação da banca organizadora do certame.

O Brasil vem atravessando uma forte crise política e econômica que tem levado milhares de pessoas à situação de desemprego. Fato que tem levado os brasileiros a procurarem mais os concursos públicos e processos seletivos, uma vez que eles oferecem mais estabilidade e segurança.

E na busca por segurança e estabilidade financeira muitas pessoas estavam na expectativa de que o Departamento de Trânsito do estado do Pará realizasse mais um concurso público no ano passado, o que não aconteceu.

Contudo, o órgão informou que o concurso para abertura de vagas para novos servidores deve realmente acontecer, tanto que os preparativos para a sua realização já tiveram início.

Nesta última semana foi realizada a publicação de uma portaria em que Alice Soares Monteira, atual secretária de Estado de Administração, fez a indicação da comissão que será responsável por organizar o certame, inclusive o próximo passo que é a contratação da empresa organizadora do concurso.

De acordo com o documento publicado na última semana no Diário da União, a comissão responsável pelo concurso do Detran do estado do Pará é presidida por Neuza Fernanda Melo, que é servidora do órgão e ainda conta com mais três membros, sendo estes também pertencentes ao quadro de pessoal do Detran.

A expectativa é que nos dias que seguem a comissão estabeleça um método para realizar a contratação da banca organizadora do certame, que como atribuições precisa elaborar o edital, organizar, criar um cronograma e executar todas as atividades que sejam necessárias para o andamento do concurso.

Como o concurso ainda está em sua fase inicial, não há como precisar o número de vagas a serem disponibilizadas no processo, assim como ainda não existem informações sobre os cargos. Contudo, pode-se afirmar que o concurso do Detran/PA contemplará oportunidades para quem possui ensino médio e ensino de nível superior. Na realidade já existe uma expectativa de que sejam disponibilizadas várias funções na concorrência.

O último concurso público realizado pelo Departamento de Trânsito do estado do Pará foi realizado no ano de 2016. Na ocasião foram disponibilizadas para a concorrência o equivalente a 1.486 vagas, distribuídas em várias carreiras, com exigências de nível de escolaridade variados. Na época a empresa contratada para organizar o concurso foi a já conhecida Cespe/UnB.




O concurso de 2016 oferecia vagas de auxiliar administrativo, auxiliar de serviços operacionais e motorista, para candidatos com formação de nível fundamental.

Já quem possuía ensino médio completo, as chances eram para as funções de agente de trânsito/ fiscalização, agente de trânsito/ vistoriador, agente de trânsito/examinador, assistente administrativo, técnico em informática e programador.

Candidatos com formação de nível superior concorreram a cargos nas áreas de analista de sistemas, médico, analista de suporte técnico, procurador autárquico, engenharia mecânica, técnico em gestão e infraestrutura de trânsito, engenharia elétrica ou eletrônica, biblioteconomia, ciências sociais, pedagogia, técnico em administração e finanças e psicologia.

Os inscritos no processo seletivo realizaram provas de caráter objetivo, compostas por 40 questões sobre conhecimentos específicos e conhecimentos básicos.

Nesse sentido, se você possui interesse em realizar o novo concurso público do Departamento de Trânsito do estado do Pará, fique atento a novas informações, pois pelo que tudo indica, com a comissão eleita e com a contratação da banca organizadora, o processo de elaboração do certame não deve demorar além do tempo necessário. Assim, em breve o edital de abertura do concurso, assim como todas as informações necessárias sobre o mesmo, devem ser publicadas.

Se você possui interesse em realizar o concurso, baixe o edital do último concurso do órgão e verifique os conteúdos cobrados e já comece a se preparar para a realização da prova.

Não deixe passar essa excelente oportunidade.

Sirlene Montes


Gostou deste artigo? Vote abaixo.
[Total: 6 Média: 4]

Compre aqui apostila para este Concurso Público!




2 comentários sobre “Concurso Detran-PA 2018 – Comissão Organizadora é Formada

  1. Ainda está sendo definida a banca, a Cespe pra mim e a mais difícil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *