Concurso DPE-RS 2018 – Comissão Organizadora é Formada


  

Seleção deverá ofertar vagas para o cargo de Defensor Público.

Confirmando a problemática presente em vários estados brasileiros, a carência de profissionais que estejam voltados para a defesa dos direitos das pessoas menos favorecidas, os chamados defensores públicos, tornam-se a cada dia servidores públicos mais requisitados dentro do meio jurídico.

Seguindo esta linha, as defensorias públicas de vários estados estão cada vez mais solicitando a realização de concursos públicos para que haja o preenchimento da grande carência deste cargo.

Neste sentido, a Defensoria Pública do estado do rio Grande do Sul ( DPE/RS) anunciou que deverá estar promovendo uma seleção para o cargo de defensor, que irá atuar neste estado.

A divulgação da notícia de que um concurso deverá ser realizado no estado foi feita pelo defensor público geral do estado, Cristiano Vieira Heerdt, no último dia 20 de novembro deste ano.

A decisão do órgão foi publicada pelo Conselho Superior da Defensoria Pública, no último dia citado acima e determinou, além decisão de selecionar profissionais do Direito para atuarem no cargo, por quem deverá ser composta a comissão que deverá atuar no processo seletivo para a função.

Para o início da informação de quem esteja interessado em concorrer a uma destas vagas, para inscrever para o concurso, o candidato deverá obrigatoriamente ser portador de um diploma de bacharel em Direito.

Além disto, outra exigência é que o profissional da área tenha comprovadamente uma experiência de, no mínimo, três anos em prática regulares de alguma atividade jurídica.

Para quem pretende ingressar na carreira, segundo os especialistas, a remuneração inicial para o cargo deverá ser superior a R$ 20.000,00. Esta informação é baseada exclusivamente no último concurso feito em 2014.

De acordo com as informações divulgadas pelo site JC Concursos, se a tendência for mantida, a responsável pela coordenação e execução de todo o processo seletivo deverá ficar a cargo da Fundação Carlos Chagas.




Segundo ainda o site especializado em concurso, a última seleção realizada foi destinada para o preenchimento de 28 vagas.

Se você está interessado em concorrer a uma das vagas e quer começar a se preparar desde já para as provas, o mais recomendado seria conseguir as últimas provas aplicadas no último concurso.

Para quem ainda não teve acesso ao conteúdo das últimas avaliações, os candidatos foram submetidos a cinco etapas de avaliações para o cargo.

Inicialmente, todos os candidatos foram avaliados através de uma prova teórica que versou sobre as várias áreas do Direito. Nesta fase, além do conhecimento sobre a área de atuação, os participantes foram submetidos a questões de Língua Portuguesa, totalizando uma maratona de 100 questões.

Numa segunda etapa, os participantes foram submetidos a questões de caráter subjetivo, no qual eram obrigados a discorrer sobre alguma questão envolvendo um tema também do Direito.

A terceira etapa foi composta por uma avaliação de forma oral perante uma comissão estabelecida previamente para avaliar o desempenho de cada candidato.

A quarta e quinta fase do concurso foram compostas por uma avaliação geral de tribuna e pela avaliação dos títulos de cada candidato. Além disto, todos os concursados foram submetidos também ao chamado exame de vida pregressa, onde é feito uma investigação sobre a vida de cada concorrente.

Se você é um profissional de Direito que já atua na área e pretende ingressar na área, esta é uma boa oportunidade para fazer uma carreira que está em franca expansão em todo o território brasileiro, com garantia de uma estabilidade empregatícia e uma excelente remuneração inicial para quem quer garantir uma vida tranquila do ponto de vista financeiro.

Para quem está disposto, o mais recomendado é começar a se preparar desde já. O caminho mais curto é ir estudando pelas últimas provas aplicadas para já ir se familiarizando com as etapas de avaliação que poderá enfrentar pela frente.

Emmanoel Gomes

Gostou deste artigo? Vote abaixo.
[Total: 2 Média: 5]


Compre aqui apostila para este Concurso Público!




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *