Concurso IBGE 2018 – Previsão de Concurso com Vagas Temporárias



Seleção deverá ofertar mais de 300 mil vagas para o Censo Agropecuário 2017.

Muitas pessoas estão aguardando por novas notícias sobre a abertura de um novo concurso público do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o conhecido IBGE, para a realização do Censo Agropecuário do ano de 2017.

De acordo com o órgão, o planejamento do concurso para Censo Agropecuário está em andamento, ao mesmo tempo em que já está sendo discutido junto ao MPDG, Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, a realização de um concurso público para o Censo Demográfico do ano de 2010.

Conforme as primeiras informações sobre o assunto, cedidas por Roberto Olinto, presidente do instituto, a intenção do IBGE é a contratação de 300 mil profissionais para trabalho temporário. Contratação esta que deve ser realizada por meio de concurso público. Os números apontam que para a realização de mais este concurso serão gastos entre R$ 2,5 bilhões e R$ 3 bilhões.

De acordo com uma entrevista cedida para o jornal O Estado de São Paulo, Dyogo Oliveira, ministro do Planejamento, a intenção é de que a verba para a realização do concurso do Censo Demográfico seja garantida.

O instituto objetiva realizar a coleta de informações no ano de 2020, para que os dados possam ser divulgados no mesmo ano. Contudo, para que em 2010 os servidores temporários já estejam preparados para atuarem, é necessário que o concurso aconteça no ano de 2019.

O presidente do instituto ainda revelou que o censo demográfico já é um assunto que está sendo discutido pelo grupo técnico e que a expectativa é de que no inicio do ano de 2019, tudo já esteja acertado, para que no ano de 2020 seja feita a coleta e divulgação dos dados.

Censo Demográfico

Sempre que ocorre um concurso de Censo Demográfico os cargos disponíveis em maior número são de recenseador. Somente na última seleção foram disponibilizadas o total de 191.972 vagas.

Para este cargo a exigência é de que o candidato possua formação de nível fundamental completa.



Um recenseador recebe uma remuneração de acordo com a quantidade de informações que consegue coletar.

Outros cargos necessários para realização e censo são de agente administrativo, agente regional, agente de informática, agente municipal e agente supervisor.

Para quem ainda não sabe o que é um Censo Demográfico, ele nada mais é que um levantamento em detalhes do número de habitantes em cada domicílio do país. No período em que ele é feito, que deve levar meses, dados são coletados e supervisionados pelos recenseadores que para isso precisam visitar milhões de casas e domicílios de todos os municípios do país. As informações coletadas são do número de pessoas por domicílio, idades, profissões, entre outras informações.

O último concurso público realizado pelo IBGE para a realização e Censo Demográfico aconteceu no ano de 2010. Na época foram disponibilizadas para a concorrência 200 mil vagas, com oportunidades para todas as localidades do país.

Os cargos disponíveis para a concorrência foram de agente regional, recenseador, agente administrativo, agente de informática, agente municipal e agente supervisor.

Neste concurso os inscritos tiveram que realizar uma prova objetiva de múltipla escolha, que possuia caráter classificatório e eliminatório. Para algumas funções ainda era preciso passar por treinamento que também era de caráter eliminatório.

Nesse sentido, como se pode notar, existe uma grande expectativa para que mais um Censo Demográfico seja realizado no ano de 2020, o que fará com que um processo seletivo tenha que ser aberto para a contratação de trabalhadores.

Assim, se você possui interesse em entrar para a concorrência do IBGE, fique atento a novas informações. Se preferir verifique o edital de abertura do último concurso para saber quais são os conteúdos cobrados na prova e já comece a se preparar.

Sirlene Montes


Gostou deste artigo? Vote abaixo.
[Total: 15 Média: 2.7]

Compre aqui apostila para este Concurso Público!




Um comentário sobre “Concurso IBGE 2018 – Previsão de Concurso com Vagas Temporárias

  1. Trabalhei no censo agropecuário de 2017 e gostei muito, fui muito bem recebida e bem orientada pelo meu supervisor Samir ,e os demais colegas também foram muito cordiais comigo. Já fiz a encomenda da apostila para que eu possa estudar muito e se Deus quiser consegui mais uma vez trabalha com esta maravilhosa equipe. Um grande abraço a todos da equipe IBGE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *