Concurso INSS 2018 – Previsão e Novidades


  

Seleção deverá ofertar vagas para técnico, analista e perito.

Os brasileiros estão cada vez mais interessados em processos seletivos e concursos públicos. Na realidade, este fato é apenas o reflexo de uma crise na economia, que atinge o Brasil desde 2016 e que contribuiu de forma considerável para o aumento de desempregados no país. Assim, diante de tanta instabilidade da economia, os brasileiros passaram a ver esses concursos como boas alternativas para conquistar um novo posto no mercado de trabalho, que está a cada dia mais exigente e concorrido. Além disso, os concursos oferecem estabilidade e segurança que são fundamentais para qualquer profissional.

Como estamos no início do ano, nesta época geralmente muitas empresas, instituições e órgãos públicos, anunciam a abertura de novos concursos processos seletivos e concursos públicos.

E por falar em concurso público, desde o ano passado existe uma grande expectativa por parte dos “concurseiros” sobre a abertura de um novo concurso público do INSS, que é o Instituto Nacional do Seguro Social.

Embora muita gente tenha passado o ano de 2017 aguardando a publicação de seu edital de abertura, a expectativa para este ano é de que ele realmente aconteça.

Um novo documento que solicita a autorização para o concurso foi enviado ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e segundo informações recentes o pedido tem avançado por vários setores do Ministério, o que significa que ele vem sendo aprovado por onde passa.

Informações cedidas pelo órgão dão conta de que são solicitadas no documento o equivalente a um total de 16.548 vagas.

Contudo, esse total de vagas não seria para um único concurso. Na realidade 7.580 oportunidades seriam destinadas a um concurso a ser realizado neste ano e o restante seria para concursos no ano de 2019.




Do total e vagas para um possível concurso em 2018, 3.941 seriam para o cargo de técnico, 1.493 para o cargo de analista e 2.146 para o cargo de perito.

Este é um dos concursos públicos mais esperados em todo o país, o que faz dele também um dos mais concorridos, visto que um cargo que exige formação de nível médio oferece uma remuneração no valor de R$5.000 no cargo de técnico, já um profissional no cargo de analista, que exige formação e nível superior, recebe uma remuneração no valor de R$8.000.

O último concurso público realizado pelo INSS disponibilizou para a concorrência o total de 950 vagas, para os cargos de técnico e analista. Porém, o órgão enfrenta hoje grandes problemas em decorrência da falta de servidores. Segundo informações atualizadas, o órgão atua hoje com um número consideravelmente baixo de profissionais, o que compromete a qualidade e eficiência no atendimento ao público, fazendo com que o trabalho acumule e os agendamentos e perícias se tornem tão demorados.

Além disso, o número de servidores que atuam no órgão vem diminuído a cada ano. Em 2017 o órgão teve uma baixa de mais de 1500 servidores, que se aposentaram, foram exonerados, faleceram ou pediram demissão, Fato que torna a situação do órgão ainda mais complicada para o ano de 2018.

Nesse sentido, ao que tudo indica neste ano de 2018, um novo edital deve ser publicado com um quantitativo de vagas relativamente alto, considerando a necessidade que o órgão possui de pessoal em seu quadro de servidores.

Diante disso, se você possui interesse em realizar este concurso e conquistar a estabilidade e segurança financeira que você tanto almeja, esteja atento a novas informações sobre a sua situação no MPDG e já comece a se preparar para a realização da prova. Para isso, consulte editais de concurso passados do INSS e verifique os conteúdos geralmente cobrados para o cargo de seu interesse.

Sirlene Montes


Gostou deste artigo? Vote abaixo.
[Total: 129 Média: 3.3]

Compre aqui apostila para este Concurso Público!




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *