Concurso PGE-PE 2018 – Edital em Elaboração


  

Seleção deverá ofertar vagas para os cargos de procurador, assistente e analista.

Os concursos públicos não param de surgir esse ano. No presente momento, mais duas oportunidades estão na eminência da publicação, aguardadas com ansiedade. Trata-se de dois editais referentes à Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco – PGE/PE, cujas vagas se destinam aos cargos de procurador, assistente e analista. O concurso terá finalidade de preencher cargos do quadro de servidores públicos nesta instância.

Assim, as autoridades da Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco estão se organizando para publicar um edital duplo, cuja finalidade será ofertar vagas a candidatos que possuem nível médio completo ou graduação completa. Na quinta-feira passada, dia 14 de setembro, foi divulgado no Diário Oficial a devida portaria sobre o concurso, ou seja, por meio de ato de ofício do juiz foi determinando, neste caso, a providência a ser tomada pela comissão organizadora do certame ainda por acontecer. Esta portaria se refere ao processo de seleção para o cargo de procurador, já que no mês de julho, outro grupo profissional já havia sido estabelecido para gerenciar a seleção de vagas para os cargos de assistente e analista.

O critério para os cargos é o seguinte: o cargo de assistente da procuradoria está reservado aos candidatos que possuem ensino médio completo, com certificado conferido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC. Entretanto, os postos de analista administrativo e analista judiciário, carreiras mais complexas e, por conseguinte, de maior responsabilidade, são cargos que exigem formação superior em diversos cursos e áreas de atuação. O mesmo critério de reconhecimento do MEC é adotado para as vagas em nível superior.

Para a carreira de Procurador do Estado o processo de seleção ocorre à parte. Os requisitos imprescindíveis são inscrição na OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, bacharelado completo em direito, não possuir pendências com relação às obrigações eleitorais, é necessário também estar em dia com o serviço militar, com carteira de reservista, em caso de candidatos do sexo masculino e não possuir nenhum antecedente criminal, ou seja, não ter problemas com a justiça.




Por ser uma área da carreira pública muito complexa, o concurso da PGE/PE ocorrerá por meio de dois editais distintos, um para procurador e o outro para os demais cargos. Entretanto ainda está a ponto de ser dado o próximo passo neste processo de instauração do concurso, que é a determinação da escolha da banca organizadora. Ainda não foram revelados mais detalhes sobre as datas, conteúdos das provas e cidades.

Com relação ao concurso da PGE/PE para procurador anteriormente realizado, no ano de 2009, o órgão havia disponibilizado mais ou menos 20 oportunidades para a carreira, portanto, a perspectiva para este novo certame deixa claro que a competição será intensa e exigirá muito estudo. A banca que organizou o concurso passado foi a Cespe/UnB e o critério adotado para a elaboração das provas demonstrou o quão exigente é um concurso desse quilate. As provas constaram de 100 questões objetivas, ou seja, de múltipla escolha, além de testes dissertativos e redação.

As questões objetivas das provas passadas focavam nos seguintes temas de direito: administrativo, constitucional, tributário, direito civil, processual civil e empresarial, direito processual do trabalho, direito do trabalho, direito penal, direito processual penal, direito previdenciário, direito financeiro e direito ambiental. É muito provável que a matéria para este novo concurso destinado aos mesmos cargos também seja a mesma, porém, devidamente atualizada. Cabe aos interessados adiantarem-se nesta concorrência que será intensa devido à probabilidade do número de vagas ser pequeno.

Para maiores informações e atualizações sobre este processo seletivo acesse o site da PGE-PE.

Paulo Henrique dos Santos

Gostou deste artigo? Vote abaixo.
[Total: 12 Média: 3.1]


Compre aqui apostila para este Concurso Público!




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *