Concurso PM PB 2018 – Vagas


  

Novo concurso deverá ofertar em torno de 1 mil vagas para o cargo de Soldado.

Neste início de ano diversos concursos estão sendo oficializados e publicados, entre eles está o novo processo seletivo promovido no Estado da Paraíba, para cargos no órgão da Polícia Militar do Estado. Trata-se do Concurso da PM-PB de 2018, o qual já foi anunciado por meio de edital, ofertando 1.000 vagas. Oportunidade ímpar.

De acordo com a imprensa local, o anúncio oficial foi emitido pelo governador do Estado da Paraíba, o qual sancionou e garantiu a publicação deste edital, oficializado ainda neste mesmo mês de março, promovendo diversas oportunidades para o cargo de soldado. O órgão da Polícia Militar da Paraíba, PM-PB, estará sendo suplementado com novo reforço de colaboradores, devido à urgência de segurança. Por conseguinte, foi anunciando o edital deste novo certame público, programado para realização em data que em breve será divulgada. O projeto prevê em torno de 1.000 vagas para a carreira de Soldado. Esta é uma das melhores oportunidades para conquistar uma longa estabilidade empregatícia.

O dado informativo foi lançado ao público no dia 05 de março, segunda-feira, por meio do programa oficial intitulado: Fala Governador. O mesmo líder do poder Executivo demonstrou que este edital está agendado para, no máximo, edição definitiva até o dia 23 de março. O objetivo está na meta a ser alcançada de estabelecer uma convocação imediata de, pelo menos, 500 candidatos aprovados para este ano de 2018. A segunda metade das vagas à disposição está programada para nomeação e preenchimento no ano de 2019.

As condições e os critérios que viabilizam a concorrência para os cargos ofertados são as seguintes: possuir a devida formação em nível médio, completa, preencher o pré-requisito com relação à altura, no caso, 1,60 metros para candidatos do sexo feminino e 1,65 metros para candidatos do sexo masculino e idades entre 18 e 30 anos. O procedimento de seleção de todos os candidatos aprovados se dará por meio de testes intelectuais, testes psicológicos, exames rigorosos de saúde, teste de aptidão física e a devida investigação social.




Portanto, todos os candidatos aprovados serão matriculados e encaminhados ao Curso de Formação, sendo que ao longo do mesmo receberão a chamada bolsa auxílio dentro do valor de um salário mínimo. Assim que o programa de formação profissional for concluído os novos servidores receberão vencimentos no valor de R$ 2.548,16, sem mencionar todas as gratificações e o direito a adicional devido à quantidade de plantões exercidos, como hora extra, que chegam ao valor de R$ 1.025,46.

Conforme o mesmo governador do Estado da Paraíba, a realização deste novo concurso público possui a meta de integrar todas as ações de melhoria na Segurança Pública daquele Estado. Na Paraíba, a taxa de homicídios tem sido diminuída significativamente ao longo de seis anos ininterruptos. Com essa meta foi possível acumular até 28% de redução dentro dos chamados Crimes Violentos e Letais Intencionais, CVLI.

De acordo com as informações angariadas sobre o histórico do processo seletivo anterior, o mesmo foi realizado pelo próprio órgão da PM da Paraíba, no ano de 2014, sendo que, na ocasião, o número de vagas que foram então disponibilizadas chegou a 520. Naquele evento a banca organizadora estava sob a responsabilidade do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação, o IBFC. O teste classificatório e eliminatório consistiu em provas de caráter intelectual, as quais versaram sobre os seguintes conteúdos:

– Exercícios e questões em Língua Portuguesa; questões sobre Raciocínio Lógico; questões sobre História e sobre a Geografia peculiar da Paraíba; questões sobre as Noções de Direito e noções Sociologia.

Por Paulo Henrique dos Santos


Gostou deste artigo? Vote abaixo.
[Total: 18 Média: 2.8]

Compre aqui apostila para este Concurso Público!




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *