Concurso Polícia Civil BA 2018 – Previsão de Edital


  

Certame deverá oferecer vagas para Agente e Delegado.

Um novo edital está previsto para publicação no dia 15 de dezembro de 2017. Trata-se da oficialização do novo certame da Polícia Civil do Estado da Bahia, ou seja, processo seletivo destinado ao provimento de vagas na PC-BA, que está prestes a ser sancionado, no período que segue até dia 15 de dezembro. Foi lançada uma nota oficial na página de internet desta instituição confirmando a informação, sendo que o delegado-geral do órgão antecipou que os procedimentos legais para a oficialização estão em trâmite na Secretaria da Administração, Saeb, para tornar possível este novo concurso público.

Conforme as informações oriundas da divulgação anterior deste certame, o governador Rui Costa, em uma reunião em Salvador, teve a chance de confirmar o andamento do processo seletivo para o departamento da Polícia Civil do Estado, o Concurso PC-BA, para os repórteres da imprensa no interior da Bahia, ou seja, o processo já está em pauta há bastante tempo.

O mesmo governador declarou, na mesma ocasião, sobre o caráter de progressão nas remunerações pagas aos policiais civis e policiais militares. Assim, o setor da Polícia Técnica e do Corpo de Bombeiros será enriquecido com percentuais de 6% até 10% de benefícios nos salários. Portanto, se trata de um dos concursos mais disputados no país.

O escopo desse concurso público está no provimento de cargos no setor de agente e no posto de delegado. Mesmo assim, não foram passadas mais informações sobre o próximo concurso; ainda não foi definida uma data certa sobre publicação do edital tão esperado. O último concurso promovido pelo departamento da Polícia Civil da Bahia, certame da PC-BA, ocorreu no ano de 2013, sendo que os candidatos que foram aprovados, nomeados e convocados iniciaram sua atuação na Academia de Polícia apenas no último ano.

A divulgação do resultado classificatório ocorreu no dia 14 de abril do ano de 2015, levando em conta que o período de validade se estendeu por um ano, exatamente, fechando no dia 14 de abril do ano de 2016. Entretanto, conforme critério do mesmo governo do Estado, foi estabelecido o prolongamento da validade do mesmo processo seletivo por mais um ano, terminando definitivamente no dia 14 de abril de 2017. Deste modo, os interessados no próximo concurso já estão cientes de como as coisas funcionam.




Naquele ano, os salários iniciais estavam em torno do valor de 783,14 reais e 3.492,90 reais, de acordo com o tipo de cargo escolhido por cada candidato. Entretanto, o governo deste Estado necessita estabelecer os devidos reajustes, por lei, sobre esses valores. A carga horária de serviço está em 30 horas semanais.

A condição necessária para ser possível candidatar-se neste processo de seleção, que se destina a prover cargos para a função de delegado da polícia, será a apresentação do certificado, autenticado, de graduação em curso superior de bacharelado em Direito, cuja instituição onde o curso foi realizado possua aprovação do Ministério da Educação e Cultura (MEC).

No caso do cargo de agente, as vagas disponíveis abarcam os postos de investigador e de escrivão, sendo, também, exigido certificado legítimo de graduação em curso superior que possua reconhecimento no Ministério da Educação e Cultura, MEC, e também o porte de Carteira Nacional de Habilitação, CNH, na categoria B.

Os critérios adotados no último processo seletivo para classificar os candidatos se deram por meio de uma prova objetiva, sendo que os participantes necessitaram alcançar uma pontuação mínima de seis pontos na parte de conhecimentos básicos, na parte de conhecimentos específicos a pontuação deveria atingir um mínimo de 21 pontos e ao todo, para classificação, foram necessários trintas 30 pontos. No que tange à prova discursiva, a média mínima foi de oito pontos. Se esse padrão for repetido, muitas pessoas estarão interessadas em inscrever-se.

Paulo Henrique dos Santos

Gostou deste artigo? Vote abaixo.
[Total: 101 Média: 3.1]


Compre aqui apostila para este Concurso Público!




Um comentário sobre “Concurso Polícia Civil BA 2018 – Previsão de Edital

  1. Concluírei minha graduação esse ano será que posso fazer a inscrição para o concurso para polícia Civil?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *