Concurso Polícia Civil do Amazonas 2018 – Previsão


  

Seleção deverá ofertar mais de 500 vagas para diversos cargos.

Muitas crianças sonham em um dia poderem fazer parte da corporação da Polícia Civil de seu estado e muitas delas quando crescem prestam concurso público e conseguem a tão sonhada vaga. Se você reside no estado do Amazonas e possui o sonho de ser um policial civil do seu estado e no momento se encontra com expectativas por novas informações sobre um novo concurso público da Polícia Civil do Estado do Amazonas, as notícias que chegam são bastante favoráveis. É que conforme o Secretário de Segurança Pública do Estado, um novo concurso será realizado em breve, com a disponibilidade de várias vagas em diversos cargos.

É isso mesmo, Bosco Saraiva, que é o atual secretário da área de Segurança Pública do estado do Amazonas, revelou em entrevista recente que a expectativa inicial é de que o novo concurso público da Polícia Civil/AM disponibilize para a concorrência o equivalente a 548 vagas, sendo que estas devem ser distribuídas em cargos de escrivão, investigador, delegado e perito.

Ainda de acordo com informações do secretário, o concurso deve ser realizado o quanto antes seja possível, uma vez que o último concurso realizado para esta categoria ocorreu no ano de 2009. Já se passando quase uma década sem novas contratações.

A expectativa para a realização deste concurso é bem grande, visto que ele foi anunciado no ano de 2014 pelo governador do estado do Amazonas da época, José Melo. Contudo, em decorrência de uma forte crise instalada na economia do país, o processo seletivo teve que ser postergado e somente agora é que há condições para a sua realização.

Assim, de acordo com as primeiras informações sobre o concurso, este se encontra sendo elaborado.

Mesmo estando em fase de elaboração, alguns detalhes ainda não foram divulgados oficialmente, como a quantidade certa de vagas a serem disponibilizadas. A expectativa que existe é de sejam oferecidas no mínimo 540 vagas, conforme foi anunciado anteriormente, mas nesse sentido nada ainda foi confirmado.

Contudo, se o concurso da Polícia Civil do Estado do Amazonas deste ano seguir o que estava previsto no concurso anunciado no ano de 2014, o que pode ser que ocorra, visto que já se passaram 8 anos sem concurso.

Dessa forma, se a previsão inicial for seguida serão ofertadas para a concorrência o total de 548 vagas, sendo elas distribuídas da seguinte maneira:

– Investigador: 340 vagas;

– Escrivão: 129 vagas;

– Perito: 40 vagas;

– Delegado: 39 vagas.




Poderão se inscrever no concurso, pessoas que possuem graduação em cursos de nível superior, que tenham realizado o curso em instituição de ensino que seja reconhecida pelo MEC, que é o Ministério da Educação.

No ano de 2009 a Polícia Civil do Estado do Amazonas divulgou que realizaria um novo concurso público que disponibilizaria o total de 1.010 vagas que seriam distribuídas entre cargos que exigiam como pré-requisitos formação em curso de nível superior. Os salários anunciados na época partiam de R$ 2.514,24 a R$ 6.104,16.

De acordo com o edital do certame, foram oferecidos os seguintes quantitativos de vagas:

– Delegado de polícia: 100;

– Investigador de polícia: 500;

– Escrivão de polícia: 290;

– Perito criminal: 80;

– Perito Legista: 35;

– Odontologista: 5.

Na ocasião, o concurso foi realizado por meio de etapas, sendo elas a realização de prova objetiva, prova discursiva, avalição médica, avalição física, análise de títulos e prova prática de digitação (para o cargo de escrivão).

Assim, se tudo correr conforme o esperado, até o final deste ano o edital de abertura será publicado e a prova deve ser marcada para o início de 2018. Assim, os interessados já podem começar a se preparar para as provas.

Sirlene Montes

Gostou deste artigo? Vote abaixo.
[Total: 17 Média: 2.6]


Compre aqui apostila para este Concurso Público!




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *