Concurso SEAP-AM 2018 – Autorização de Concurso


  

Seleção ofertará 1.700 vagas.

Para quem se encontra na expectativa da abertura de um novo concurso público da Seap, que é a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, as notícias que chegam são bastante animadoras. É que um novo concurso acaba de ser oficialmente anunciado e irá disponibilizar o total de 1.700 vagas.

É isso mesmo, os concurseiros do estado do Amazonas já podem começar a se preparar para mais um concurso público. Dessa vez para a Seap, que irá oferecer 1.700 oportunidades, sendo que todas elas serão para a função de agente penitenciário.

Desse modo, os interessados em entrar para a concorrência devem possuir como requisito formação de nível médio, que posa ser comprovada por meio de certificado de conclusão emitido por uma instituição de ensino que possua o reconhecimento do Ministério da Educação, o MEC.

Com a realização de mais este certame o Estado do Amazonas busca fortalecer seu sistema prisional, mantendo sobre ele um controle que faça com que a terceirização de serviços nesse setor termine.

A autorização do concurso foi oficialmente assinada pelo governador do estado do Amazonas, Bosco Saraiva, em um evento realizado no último dia 19 desse mês de dezembro.

Segundo o governador do estado, esse sistema de terceirização não pode ser mudado assim de uma hora para outra, mas a intenção é de que com a realização desse concurso e consequentemente a efetivação de 1.700 novos agentes, as coisas já comecem a caminhar e o governo poderá então ter de volta o controle de seu sistema prisional. Mas antes, os candidatos aprovados precisam ser devidamente treinados até estarem aptos para assumirem seus cargos.

O processo de formalização do edital do certame já foi iniciado, com a participação da Casa Civil e da Seap. Desse modo, a expectativa é de que em breve o edital do concurso seja publicado.




Depois de trinta anos, esta é a primeira vez que a secretaria realiza um concurso público. o Governador disse que a maior parte de seus servidores já possuem mais de 35 anos de trabalho e todos eles já estão prestes a se aposentar.

Assim, este novo concurso público da Seap dará início a uma nova geração de agentes penitenciários que irão substituir aqueles que já se encontram em processo de aposentadoria. Por isso devem ser muito bem treinados na função para assim atuarem no interior do estado, assim como na capital.

Contudo, o governador enfatiza que esse processo de formação de um sistema prisional formado por novos servidores é um processo lento que vai demandar ao menos um prazo de 18 meses para que os aprovados no certame sejam treinados e formados na carreira, para que sejam equipados e fiquem aptos a nova função. Geralmente o tempo mínimo de treinamento de novos servidores é de um ano e meio.

Se você ainda não conhece a Seap, ela foi fundada mediante uma lei do ano de 2015. Dentre as suas atribuições A Secretaria deve aplicar as normas de execução e penas no estado, supervisionando, coordenando e controlando o sistema penitenciário. Da mesma forma deve atuar com o Sistema Socioeducativo buscando promover a reintegração social do detento.

Nesse sentido, se você busca por uma oportunidade de prestar concurso público no ano de 2018, fique atento a novas informações sobre este concurso, assim como à publicação do edital de abertura que está previsto para ser liberado nas primeiras semanas do mês de janeiro.

Não deixe de fazer a sua inscrição e principalmente de se preparar para as provas. Para isso, procure na internet por editais de concursos de outros estados para esta mesma função e verifique os conteúdos pragmáticos geralmente cobrados em concursos para esta categoria.

Sirlene Montes

Gostou deste artigo? Vote abaixo.
[Total: 8 Média: 3.1]


Compre aqui apostila para este Concurso Público!




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *