Concurso Secretaria de Educação da BA 2017 – Banca Definida


  

Concurso irá ofertar 3.460 vagas para professor e coordenador pedagógico.

O concurso público para a área de Educação tem sido muito esperado pelos professores da Bahia. O processo seletivo para preencher 3.460 vagas ainda está sendo preparado, mas já está com a banca organizadora definida, trata-se da Fundação Carlos Chagas (FCC), que terá a responsabilidade de elaborar a prova a ser aplicada.

O anúncio do concurso foi feito no dia 14 de agosto, pelo governador do estado, Rui Costa, que informou que 2.796 vagas são voltadas para professores, enquanto que 664 são para preencher cargos de coordenadores pedagógicos, que irão atuar em 365 cidades baianas. Confira abaixo mais informações sobre o concurso público da Secretaria de Educação da Bahia:

Estilo de prova da banca organizadora

A Fundação Carlos Chagas, organizadora do concurso público de Educação da Bahia, foi criada em 1964, tendo como objetivo aplicar provas em diversos processos seletivos realizados no Brasil. A instituição se caracteriza por ser de direito privado, não tem fins lucrativos e é classificada como de utilidade pública nos setores municipal, estadual e federal.

A FCC já aplicou mais de 2.300 concursos públicos para mais de 271 instituições privadas e públicas, avaliando um total de mais de 20 milhões de participantes. Conforme apontado pelos especialistas, o estilo de prova da banca organizadora é bastante conservador, tendo um questionamento considerado bem fechado.

O nivelamento da prova da FCC é feito através da avaliação do nível de cargo ou escolaridade. Por isso, é conhecida por elaborar provas que são mais complexas, principalmente para os concursos para selecionar profissionais da área fiscal, mas também pode apresentar um exame como dificuldade razoável para a seleção de nível superior para cargos para tribunais. Enquanto que para nível médio, as provas costumam ser mais simples. Portanto, pode-se dizer que a complexidade da prova depende das áreas profissionais para os quais a banca está trabalhando.

Com relação à matéria de Língua Portuguesa, a FCC é muito conservadora. O exame possui interpretação de texto e questões gramaticais, que geralmente são descontextualizadas. Os enunciados das perguntas são sucintos, exigindo que o participante preste mais atenção na introdução.

Sobre o concurso




O concurso da Secretaria de Educação da Bahia será realizado para selecionar professores e coordenadores pedagógicos para preencher cargos na rede de ensino estadual. Houve um aumento da carga horária dos profissionais, objetivando suprir a carência deixada pelas aposentadorias. Dessa forma, o governo garante que os serviços de ensino sejam prestados para os 1.297 colégios. O edital do concurso deve ser publicado em breve.

Segundo Walter Pinheiro, o secretário estadual da Educação da Bahia, mais do que as vagas disponíveis no concurso público, o estado também está promovendo o aumento do tempo de trabalho de 262 coordenadores pedagógicos, que antes tinham uma carga horária de 20 horas semanais e agora terão que cumprir 40 horas. A finalidade é não deixar nenhuma escola sem a colaboração da coordenação pedagógica.

Além disso, os novos professores que forem aprovados no processo seletivo também irão fazer uma jornada de trabalho de 40 horas por semana. Assim, permite-se que haja mais adequação e interação do profissional com a escola, resultando numa melhora do serviço prestado.

Último concurso

A última edição do concurso público de Educação da Bahia foi realizada em 2011, o edital foi lançado para preencher 3.769 vagas para o cargo de professor e 800 para coordenador pedagógico. Na época, a banca organizadora já era a Fundação Carlos Chagas.

O exame aplicado era composto por questões sobre conhecimentos básicos e específicos, e foi realizado nos municípios de Amargosa, Alagoinhas, Bom Jesus, Barreiras, Caetité, Brumado, entre outros. Os salários oferecidos aos aprovados eram de R$ 989,92 a R$ 1.407,14.

Simone Leal

Gostou deste artigo? Vote abaixo.
[Total: 20 Média: 2.5]


Compre aqui apostila para este Concurso Público!




Um comentário sobre “Concurso Secretaria de Educação da BA 2017 – Banca Definida

  1. Seria muito bom se vocês fizessem uma aula completa, em vídeos, quero dizer de todos os assuntos do concurso da Secretaria de Educação da Bahia. Com certeza iria ajudar os concurseiros a se prepararem melhor para o concurso. Principalmente para aqueles que trabalham durante o dia e que não têm tempo suficiente para estudar pelos módulos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *