Concurso STM 2018 – Preparativos da Seleção


  

Seleção deverá ofertar vagas para Técnico e Analista Judiciário em diversos estados.

Você gostaria de ter um emprego mais estável e com uma boa remuneração? É possível conseguir isso através do concurso do STM (Superior Tribunal Militar), que está abrindo vagas em várias regiões do Brasil. O processo seletivo ainda está em etapa de elaboração, mas até o momento sabe-se que o órgão abriu 41 vagas para os cargos de técnico judiciário e analista judiciário.

Ainda não há uma data prevista para a aplicação da prova do STM. O exame a ser realizado será composto por questões objetivas, trazendo informações certas e erradas. Confira abaixo mais informações sobre o concurso da STM:

Sobre o concurso público do STM

O concurso público do STM segue em fase de elaboração, mas espera-se que o seu edital seja divulgado até o final do mês de setembro. O processo seletivo será realizado pela banca organizadora Cebraspe/UnB (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos).

Conforme informado pela assessoria de imprensa do Superior Tribunal Militar, até o momento estão abertas 41 vagas, mas este número pode aumentar até a data de divulgação do edital, o que se deve à ocorrência de aposentadorias. Também é importante lembrar que o processo seletivo terá cadastro reserva de pessoal.

Foi definido que o preenchimento das vagas do concurso acontecerá na sede do órgão, na cidade de Brasília, e nas auditorias, que representam a primeira instância do tribunal, que estão situadas nos municípios do Rio de Janeiro/RJ, São Paulo/SP, Juiz de Fora/MG, Santa Maria/RS, Curitiba/PR, Porto Alegre/RS, Manaus/AM, Belém/PA, Campo Grande/MS e Bagé/RS.

Cargos

As vagas do concurso do STM são voltadas para as áreas de técnico judiciário e analista judiciário. Para se inscrever para o processo seletivo como técnico é preciso ter Ensino Médio, enquanto que para analista é necessário ter formação de nível superior em várias áreas profissionais.




Para o cargo de técnico, o órgão disponibiliza oportunidades para as especialidades administrativa com 27 vagas e apoio especializado/programação, com 3 vagas. Já o analista terá 5 vagas para a área judiciária, 1 vaga para apoio especializado/análise de sistemas, 1 vaga para apoio especializado/contabilidade, 1 vaga para apoio especializado/engenharia civil, 1 vaga para apoio especializado/estatística e 1 vaga para apoio especializado/revisão de texto. As remunerações iniciais para os cargos variam de R$ 6.167,99 para técnico a R$ 10.119,93 para analista.

Como será o concurso do STM

Ao se inscrever para o concurso público do STM, os candidatos terão que fazer as provas objetivas que são compostas por questões no estilo certo e errado. Os exames do processo seletivo serão aplicados em todas as capitais e nas cidades de Juiz de Fora/MG, Bagé/RS e Santa Maria/RS.

As provas objetivas possuem 120 questões, em que 50 são de conhecimentos básicos e 70 compreendem os conhecimentos específicos do candidato, tendo caráter classificatório e eliminatório. A redação é um texto dissertativo, que deve ter até 30 linhas, abordando temas de conhecimentos básicos e atuais conforme definido no edital, sendo somente para os cargos que exigem ensino superior.

A comissão que é responsável pela elaboração e execução do concurso foi criada no mês de maio, tendo como presidente a analista judiciária Carolina Pereira de Araújo, além de contar com outros membros, como os analistas judiciários Pedro Vaz Sammarco Freitas, Danielle Mitiko Watanabe Doy, e a técnica judiciária Cláudia Cavalcante Vieira.

Último concurso realizado pelo STM

A última edição do concurso do STM foi realizada no ano de 2010. O processo seletivo foi voltado para ocupar os cargos de nível médio e superior, com o objetivo de preencher as vagas em Brasília e nas demais cidades com auditorias. Os candidatos foram selecionados a partir de provas objetivas, com caráter classificatório e eliminatório.

Simone Leal

Gostou deste artigo? Vote abaixo.
[Total: 6 Média: 3]


Compre aqui apostila para este Concurso Público!




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *