Concurso TJ MT 2018 – Vagas para Juiz Leigo


  

Certame recebe inscrições até o dia 19 de dezembro de 2017.

Se você estuda para ser aprovado em concurso público, pode conferir aqui uma ótima oportunidade. No estado do Mato Grosso, o Tribunal de Justiça (TJ MT) está com inscrições abertas para seu processo seletivo. Saiba como participar e veja outros detalhes do certame a seguir.

Como posso me inscrever?

Para se cadastrar no concurso é necessário comparecer ao Fórum da Comarca de Cáceres até a data de 19 de dezembro (terça-feira) no período das 13h até as 18h. Anote o endereço: Rua das Maravilhas, sem número. Cavalhada, em Cáceres – no estado do Mato Grosso. CEP: 78.200-000.

Não será cobrada taxa de inscrição dos candidatos.

Quais são as oportunidades disponíveis?

A seleção visa formar cadastro reserva para o cargo de Juiz Leigo. Confira os requisitos para concorrer a esse posto: não exercer qualquer tipo de atividade partidária, ser advogado com no mínimo 2 anos de vivência profissional, não ter filiação em partido político, preferencialmente residir na comarca do Juizado, não representar órgão de classe, não ter antecedentes criminais, não ser parente até o terceiro grau do Juiz Titular com quem atuará e não possuir processo em andamento no Juizado Especial da Comarca.

O abono a ser percebido pelo Juiz Leigo é variável e corresponde até a R$ 4,8 mil, teto máximo do Analista Judiciário de Classe A, nível I. Além disso, os aprovados terão direito a valores referentes aos atos que exercer, inclusive com relação à sua produtividade.

Quais são as atribuições?

O Juiz Leigo pode trabalhar no Juizado Especial Cível e no Juizado Especial Criminal. Ele atuará como um auxiliar da justiça na comarca de Cáceres. As principais atribuições são: promover a conciliação entre as partes na resolução de conflitos, dirigir processos, intermediar transações penais, assegurar igualdade de tratamento, determinar providências necessárias dos atos processuais, prezar pela urbanidade, entre outras responsabilidades.

Sobre as Provas do concurso de Juiz Leigo

Os candidatos serão examinados em avaliação de múltipla escolha e prova prática de sentença. Ambas têm caráter classificatório e eliminatório.




A data prevista para aplicação da prova objetiva é 21 de janeiro de 2018 (domingo). Os concorrentes deverão responder aos quesitos e preencher o cartão de respostas no período de 5h, tendo início a partir das 8h até as 13h. As disciplinas cobradas são: Português, Legislação Ambiental, Direito Civil, Penal, Processual Civil, Processual Penal, Direito Constitucional, Lei dos Juizados Especiais, entre outras matérias.

A prova prática será entregue após o candidato responder a prova de múltipla escolha. A sentença será examinada segundo os critérios de conhecimento sobre o tema jurídico, uso adequado na norma culta da língua portuguesa e capacidade de exposição do documento manuscrito.

Documentos a serem apresentados no Fórum da Comarca

Após a divulgação do resultado final, quem for aprovado deverá apresentar os seguintes documentos: cópia autenticada de CPF e RG, certidão negativa de antecedentes criminais, cópia autenticada do diploma, certidão de inscrição ativa na ordem dos advogados do Brasil (OAB), duas fotos recentes 3 x 4, atestado de sanidade mental, entre outros comprovantes.

Mais detalhes sobre o processo seletivo

Esse certame terá validade de 2 anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período uma única vez, a contar da homologação e a critério do Tribunal de Justiça do estado do Mato Grosso.

Não perca essa oportunidade. Compareça ao Fórum para se inscrever no processo seletivo.

Para obter outras informações, acesse o endereço eletrônico (www.tjmt.jus.br/Comarcas) ou ligue para o Fórum nos seguintes números de telefone: (65)3211-1300 ou (65)3222-3456. O horário de atendimento é do meio dia às 19h.

O TJ MT foi criado em 1873 e possui diversas comarcas em todo o estado do Mato Grosso, dentre elas: Alto Garças, Barra de Bugres, Chapada dos Guimarães, Cáceres, Diamantino, entre outras.

Por Melisse V.

Gostou deste artigo? Vote abaixo.
[Total: 4 Média: 3.5]


Compre aqui apostila para este Concurso Público!




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *