Edital do Novo Concurso Público da ABIN deverá ser Divulgado em Breve

  


Seleção deve oferecer 470 vagas. Salários podem ultrapassar R$ 13 mil.

A ABIN (Agência Brasileira de Inteligência) formalizou desde o mês de abril do ano passado um pedido para que se abrisse um concurso público, pedido esse realizado diretamente ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o MPOG. A Agência tem como proposta o provimento de 200 vagas para o cargo de Oficial de Inteligência, 150 para o cargo de Oficial Técnico de Inteligência, 50 para Agente de Inteligência e por fim, 70 para Agente Técnico de Inteligência, todos eles do plano de carreiras e cargos da ABIN.

É provável que não demore muito tempo para que o governo se manifeste sobre este processo de seleção. No dia 07/07/2015, durante uma reunião entre deputados e senadores que compõe a Comissão Mista de Inteligência, sobre a segurança de grandes eventos ocorridos no Brasil, o tema "concurso público" voltou a ser discutido. De acordo com a deputada Jô Morais, a Agência necessita estar preparada e atenta, já que o Brasil se encontra em momentos de grandes tensões e a discussão sobre a temática do terrorismo está demandando uma articulação de todas as inteligências ao redor mundo, sobretudo dos países que irão ter suas representações aqui. 

Neste encontro foi aceita a indicação de visita da Comissão ao Ministério do Planejamento para que pudesse ser tratada a realização do processo de seleção da ABIN. O objetivo principal é de fato acelerar este processo de autorização, para que o mesmo posa ser realizado.




Os salários de alguns cargos desta agência poderão ultrapassar os  R$ 13,3 mil. Já que a autorização ministerial não é efetivada, a melhor maneira de se preparar para esse certame é o início imediato dos estudos de matérias básicas, as quais são exigidas por outras agências reguladoras e tentar tirar proveito o máximo possível do edital anterior, embora o mesmo encontre-se bastante defasado.

Neste link é possível encontrar a tramitação deste pedido realizado pela ABIN, que teve seu último processo seletivo no ano de 2008.

FILIPE RIBEIRO DA SILVA


Compre aqui apostila para este Concurso Público!




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *