Fundação Carlos Chagas (FCC) – Perfil da Banca Organizadora e Estilo da Prova


  

Conheça aqui mais detalhes sobre a Fundação Carlos Chagas (FCC) e suas provas.

A Fundação Carlos Chagas – FCC, inaugurada em 1964, é reconhecida como instituição de atuação em nível federal, estadual e municipal. Tradição em serviços beneficentes prestados ao Brasil, esta instituição teve como motivação para sua criação o objetivo de professores universitários e pesquisadores, que visavam estabelecer meios de avaliação mais rigorosos para orientação de alunos ao nível superior com maior qualidade e eficiência, baseando-se em métodos mais honestos de testes educacionais. Foi um modo de oferecer algo melhor em relação à tendência abundante de especializações em vestibulares, cada vez mais inconsistentes naquele tempo. Inicialmente seu título era Centro de Seleção de Candidatos às Escolas Médicas e Biológicas – CESCEM e teve seu nome substituído por Fundação Carlos Chagas. As atividades da fundação logo ganharam notoriedade e expansão por todo o país, surgindo em pouco tempo, decorrência dos bons frutos que começou a produziu, o Departamento de Pesquisas Educacionais, inaugurado em 1971, com uma finalidade de natureza sociológica, desenvolvendo pesquisas em forma interdisciplinar, com foco na relação da educação com problemas sociais no Brasil.

A Fundação Carlos Chagas conta com profissionais com alto grau de competência, em pesquisa no âmbito da educação, em trabalhos nos mais diversos projetos na área de seleção profissional e os problemas a ela ligados. O progresso educacional e profissional da nação depende de que as gerações de trabalhadores estejam efetivamente qualificadas para assumirem cargos, funções e projetos de grande importância.

No que tange aos processos seletivos regidos pela fundação, é necessário explicar quais procedimentos são exercidos. Muitos candidatos de concursos públicos passam pelo crivo desta instituição para prestarem o concurso desejado, já que a mesma promove processos seletivos mais rigorosos. Portanto, segundo alguns professores e especialistas que trabalham nessa área, é recomendável que o estudante busque conhecer o melhor que puder as bancas organizadoras, para que possa estar mais ciente dos estilos de provas aplicados. Assim, no que toca à FCC, se trata de uma banca muito conservadora, mais fechada nos questionamentos, já que promove testes de competências cognitivas e profissionais. Conforme a natureza dos concursos, as provas realizadas pela fundação podem ser mais exigentes ou mais brandas, sendo que dependendo das áreas profissionais a serem preenchidas, o grau de competências e habilidades é maior. Não é qualquer candidato que está apto a assumir cargos de grande responsabilidade.




A Fundação Carlos Chagas é uma das organizadoras de concursos que mais cresce no país, regendo os mais importantes processos seletivos. Tanto para provas de nível médio, quanto para provas de nível superior, as questões estão voltadas mais para os textos da lei, ou seja, a dedicação dos candidatos deve ser em grande parte voltada para a leitura da lei seca e da bibliográfica cobrada. Portanto, dado que a banca da FCC costuma desenvolver provas que não resultem em possíveis contradições e recursos no futuro, as respostas das questões objetivas vão focar o texto da lei, sem interpretações. Por isso, muitos especialistas em concursos recomendam, neste caso, a leitura muito atenta até repetitiva dos textos da lei. Além das questões relativas a leis, as outras disciplinas cobradas, como língua portuguesa e matemática, também possuem questões mais conceituais e básicas. São provas de caráter mais lógico e formal do que interpretativo. As matérias que têm sido mais estimadas nos concursos, conforme os especialistas, são língua portuguesa e informática, com questões mais aprofundadas sobre seus conceitos.

Sempre se deve estar muito atento aos temas do edital. Entre outras recomendações está a prática de exercícios em todas as matérias e nisso se inclui a resolução de questões de concursos anteriores, sempre disponíveis na internet. As pegadinhas não são costume da FCC, por ser uma banca mais séria e tradicional. Nos exames discursivos os temas a serem abordados são sempre mais técnicos, cabendo ao estudante o treino da escrita e da variedade de assuntos, de preferência dissertativos, buscando administrar o espaço para o texto e o tempo para sua escrita.

Para maiores informações acesse o site: http://www.concursosfcc.com.br/.

Paulo Henrique dos Santos


Gostou deste artigo? Vote abaixo.
[Total: 1 Média: 5]

Compre aqui apostila para este Concurso Público!




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *