Fundep – Perfil da Banca Organizadora, Estilo da Prova


  

Veja aqui mais detalhes sobre a Fundep e seu estilo de prova.

Sempre que um concurso público ou um processo seletivo é anunciado, sabemos que existe uma empresa que se encarrega de toda a sua organização, o que inclui um planejamento sobre datas, elaboração de provas, divulgação de resultados, enfim, todo o processo de um concurso público é determinado pela banca organizadora.

E falando em banca organizadora de concurso públicos, no Brasil existem muitas empresas que são especializarm em realizar este tipo de serviço e muitas delas acabam se destacando nesse meio, seja pela sua reputação, pelas características de seus concursos e pelas empresas e instituições públicas que contratam o seus serviços, dando-lhes maior credibilidade.

E por falar em banca organizadora que possui credibilidade, temos que citar a já conhecida Fundep, que á a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa.

A Fundep possui uma longa história que se iniciou no ano de 1975, quando suas atividades eram diretamente ligadas a Universidade Federal de Minas Gerais. Ou melhor, a Fundep se originou na Universidade em decorrência de uma necessidade existente naquele momento. Nesse sentido, ela recebeu o reconhecimento do Ministério da Educação e também do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. Com o tempo, de acordo com a legislação vigente no país, passou-se a prestar o seus serviços a outras Instituições do país, se tornando uma das mais renomadas nesse segmento.

Atualmente a empresa trabalha realizando o gerenciamento na área administrativa e financeira de diversos projetos que pertencem à Universidade Federal de Minas Gerais e também de outros centros que atuam na área de ensino e pesquisa de todo o Brasil.

A Fundep possui um sistema de atendimento especializado e oferece diversos serviços como projetos para a capacitação de recursos, elaboração de propostas e gestão de concursos, entre outros. Sendo que os serviços de Gestão de Concursos Públicos são os mais solicitados por prefeituras de órgãos públicos de todo o país.

Se você já realizou algum concurso público ou processo seletivo na sua região, com certeza vai se lembrar do nome Fundep.

Veja algumas características comuns das provas da Fundep:

É muito importante conhecer o estilo de elaboração das questões das provas antes de realizar o concurso, pois cada uma possui um estilo que vai até a correção das questões e a determinação dos recursos.




A Fundep é conhecida como uma banca que possui um nível médio na cobrança das questões. Ou seja, suas provas não são tão fáceis, mas também não são tão complicadas de serem feitas, o que facilita a vida do candidato que procurou se preparar.

Geralmente suas provas são compostas por questões de Língua Portuguesa, Matemática, Conhecimentos Específicos e Conhecimentos sobre atualidades.

As questões são bem elaboradas e explicativas. O candidato possui 5 opções de resposta.

Outro ponto que pode se considerar positivo em relação à Fundep está no fato de que uma questão errada não anular uma questão certa, ou coisas desse tipo que são comuns em algumas bancas. A Fundep contabiliza somente os acertos e realiza a classificação dos candidatos.

Em uma prova da banca Fundep o candidato encontrará questões muito simples de serem resolvidas e outras um pouco mais complicadas, que irão exigir que o candidato possua a capacidade de interpretação dos fatos, já que a banca aposta bastante na questão da subjetividade, deixando mesmo nas questões que parecem ser muito fáceis, uma certa dúvida na hora de marcar a alternativa certa. Ou seja, são as famosas pegadinhas.

Nesse sentido, se você for prestar um concurso público cuja banca organizadora for a Fundep, procure realizar provas de concursos antigos, reparando os erros e se familiarizando com o estilo da banca.

Não se esqueça que conhecer a banca que elabora o seu concurso, é fundamental para a realização de uma boa prova e de uma possível aprovação.

Sirlene Montes

Gostou deste artigo? Vote abaixo.
[Total: 2 Média: 3]


Compre aqui apostila para este Concurso Público!




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *