Instituto Exatus – Perfil da Banca Organizadora e Estilo da Prova


  

Conheça aqui um pouco mais sobre o perfil e estilo da prova do Instituto Exatus.

É fundamental, ao se fazer concurso público, conhecer a instituição organizadora do mesmo.

Tão importante quanto se preocupar com o estudo das matérias da prova, é conhecer a entidade responsável pela sua aplicação. Compreender como funciona a banca examinadora do concurso que você está inscrito, permite que se prepare melhor para o certame.

Sabendo que cada banca examinadora tem suas próprias peculiaridades, o ideal é que o candidato colete o maior número possível de informações sobre o perfil da banca do concurso que ele fará.

Desta maneira você saberá como as questões serão exigidas e qual é a melhor forma de respondê-las.

Abaixo listamos informações sobre o Instituto Exatus, suas provas e metodologia. Se você está inscrito em algum processo seletivo por este instituto, este artigo é uma ótima oportunidade para conhecê-lo e saber detalhes sobre a aplicação das suas provas.

O Instituto Exatus

Fundado em 2002, o Instituto Exatus prima pela seriedade no ramo de treinamento e capacitação para o trabalho, pesquisas de mercado e também concursos públicos no estado de Rondônia.

Percebendo a brecha na formulação de concursos, que por vezes não eram realizados por entidades locais e observando a instabilidade de algumas organizações, o Instituto Exatus veio ocupar um espaço importante ao prestar serviços para órgãos públicos na elaboração de processos seletivos.

Perfil da banca examinadora

Primeira atitude que se deve ter ao participar de um concurso é ler seu edital com cuidado. Um edital contém informações sobre:

  • As datas das inscrições, provas e resultados.
  • Conteúdo programático com os assuntos e as matérias que devem ser estudadas.
  • Formato de aplicação das provas: objetiva e/ou discursiva.
  • Critérios de desempate.

Em relação a banca examinadora Instituto Exatus, eles primam por uma abordagem moderna, seja em seus textos ou nos quesitos da prova. As questões englobam temas contemporâneos sempre associados a um pensamento voltado para atualidade.

Provas




As provas são objetivas e discursivas:

Prova objetiva: Contém questões de múltipla escolha que inclui todos os itens do edital. O ideal é administrar o tempo para que você possa marcar as alternativas no cartão de respostas tranquilamente.

Prova discursiva: Composta por uma redação que precisa ter o número aproximado de 30 linhas.

Aqui a atenção principal é escrever sobre o tema sugerido com precisão e concisão textual, tendo cuidado para não se distanciar do tema proposto, o que pode ser caracterizado como fuga do tema. Atenção também com a regras gramaticais e ortográficas.

O destaque vai para as provas de Língua Portuguesa, que trazem textos claros e de fácil compreensão e Informática, que envolve a prática cotidiana do uso de pacotes do Office e da Internet. Questões jurídicas e administrativas também podem ser solicitadas de acordo com a natureza do concurso.

Para não ser eliminado do processo seletivo, você precisa acertar o mínimo de 50% das questões. Portanto, comece a responder primeiro aquelas que você tem maior facilidade. Parece uma dica óbvia, mas muitos candidatos perdem um tempo valioso tentando resolver quesitos que encontram maior dificuldade, o que pode ocasionar a eliminação, caso o tempo restante não seja suficiente para completar a prova.

Processos Seletivos do Instituto Exatus

A credibilidade e eficiência do Instituto Exatus são comprovados pelo número de concursos sob sua organização no momento. São diversas prefeituras em Rondônia que confiam a seleção de seus servidores a esta entidade. Entre eles temos:

  • Prefeitura de Alto Alegre,
  • Prefeitura de Alto Paraíso
  • Prefeitura de Nova Mamoré,
  • Prefeitura de Teixeirópolis
  • Prefeitura de Ariquemes
  • Prefeitura de Seringueiras
  • Conselho Regional dos Representantes Comerciais – CORE
  • Entre outros

Agora que você conhece um pouco mais sobre o Instituto Exatus, a sua preparação para concursos por eles executados será muito mais produtiva.

Maiores informações: http://www.institutoexatus.com

FABÍOLA CUNHA SANTANA DE MORAES

Gostou deste artigo? Vote abaixo.
[Total: 0 Média: 0]


Compre aqui apostila para este Concurso Público!




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *