Novo Concurso Banco do Brasil 2018 – Previsão


  

Justiça determina que banco realize nova seleção.

Boa notícia para quem estava esperando um novo concurso para o Banco do Brasil

Tribunal Regional do trabalho da 10° Região decidiu pedir um novo concurso do Banco do Brasil, que tem o prazo para acontecer em até 2 anos. Essa é uma notícia muito animadora, principalmente para quem estava esperando por esse concurso a algum tempo. O Banco do Brasil é uma ótima instituição e é conhecido por pagar ótimos salários e benefícios para seus funcionários. Seus concursos são muito disputados justamente por esses detalhes.

A determinação é principalmente para uma postura sobre a condição de 6 mil escriturários que foram nomeados a nível superior através de seleção interna, sem realização de efetivo concurso público. A justiça decidiu autorizar a manutenção destes servidores nos cargos, porém, a instituição precisa promover a contratação de pessoal. Então a partir desse momento ficam proibidas novas seleções internas e também nomeações para cargos de confiança. Mas a instituição ainda pode recorrer dessa decisão.

Processo segue na justiça

O processo segue na justiça desde 2015, quando foram classificadas ilegais as seleções internas, que favorecem escriturários de nível médio para cargos que exigem conhecimento específicos de nível superior. Na época ficou decidido que o Banco do Brasil deveria realizar concurso público para cargos de áreas específicas como: engenheiros, arquitetos e advogados. De acordo com o parecer do jurídico, na época, tinha sido quebrado o princípio grande acessibilidade aos cargos, dado que pessoas habilitadas aquelas carreiras ficavam impedidas das vagas existentes, que estavam sendo ocupadas por servidores de cargos de nível médio, que acabou sendo considerado inconstitucional.

Bom desempenho do Banco do Brasil contribuiu para decisão da justiça

Já sabemos que o país enfrenta uma crise econômica, causou vários danos a muitos brasileiros e empresas. Mesmo assim a instituição fechou o primeiro trimestre de 2017 com o lucro líquido de R$ 2,5 bilhões, o que descreve uma alteração positiva de 95,6% em comparação ao mesmo período de 2016. O lucro líquido contábil nesse mesmo período foi de R$ 2,4 bilhões, e isso também representa um crescimento de 3,6% em relação ao primeiro trimestre de 2016. E mesmo com essas avaliações positivas a instituição ainda atrasa a realização de novos concursos públicos. Talvez a resposta para isso seja uma maior análise para descobrir o momento certo para ser lançado um novo concurso público.

Análise mostra que o Banco está pagando mais caro por um serviço inferior




O sindicado afirma que uma das razões do bom desempenho do Banco do Brasil é o aumento das tarifas, que tiveram a elevação de 10,5%. De acordo com a líder do sindicato e funcionária do Banco do Brasil, Silvia Muto, é figurativo que um dos principais fatores que abalaram positivamente o lucro do Banco do Brasil seja o aumento das tarifas e o aumento dos serviços a população. Isso acontece no mesmo período em que é reduzido drasticamente o número de funcionários, causando sobrecarga aos bancários e deixando o atendimento bem inferior ao que deveria ser.

BB promoveu um programa de demissão voluntária no final de 2016

No final do ano de 2016, foi promovido um programa de demissão voluntária, que contou com a aprovação 9.400 servidores. Perante isso foi feito uma recolocação de 9.300 pessoas que tiveram seus postos perdidos com a redução de muitos postos de atendimentos. Essa foi uma alternativa na época.

Qual a previsão para o novo edital?

Ainda não se tem uma data certa para o novo edital do Banco do Brasil, porém, o presidente do Banco, Paulo Rogério Caffareli, afirma que as seleções deveriam voltar após todo esse procedimento, avaliando que em sua visão, a instituição conta com um número médio de 2 mil saídas de funcionários por ano, o que assegura a mesma quantidade de novos funcionários contratados.

Quem tem interesse em participar do concurso do Banco do Brasil, deve ser preparar e ficar de olho nas próximas notícias.

Cristiane Amaral

Gostou deste artigo? Vote abaixo.
[Total: 46 Média: 3.2]


Compre aqui apostila para este Concurso Público!




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *