Novo Concurso para Cadetes do Exército 2016


  

Seleção oferece 440 vagas. Inscrições podem ser feitas até o dia 28 de junho de 2016.

Foi iniciado recentemente um dos concursos públicos mais esperados de 2016. Trata-se do processo seletivo do Comando da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), por meio das Forças Armadas. Vale ressaltar que este certame tem por objetivo o recrutamento de candidatos para o Concurso de Admissão à EsPCEx. Ao todo são disponibilizadas nada menos que 440 vagas, sendo que 400 delas são destinadas a candidatos do sexo e masculino e as outras 40 vagas são para candidatos do sexo feminino.

Os candidatos que conseguirem ser aprovados neste certame serão designados para a matrícula no Curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico. Um detalhe importante é que para participar do certame os candidatos devem atender aos pré-requisitos estabelecidos pelo edital de abertura. Com isso, é necessário possuir ensino médio completo, ter idade mínima de 17 anos e máxima de 22, possuir altura mínima de 1,60m (candidatos do sexo masculino) ou 1,55m (candidatos do sexo feminino).

O período de inscrições se encontra aberto até o dia 28 de junho e 2016. A inscrição deve ser feita por meio exclusivo da internet. Portanto, o candidato precisa acessar o site oficial da EsPCEx, em sua página de ensino. A inscrição será devidamente confirmada após o pagamento de uma taxa no valor de R$ 90,00.




O processo seletivo deste concurso público conta com duas etapas. A primeira etapa se restringe ao Exame Intelectual, dessa forma, trata-se de uma etapa realizada em âmbito nacional. A segunda fase, por sua vez, é constituída de: análise dos requisitos biográficos exigidos pelo edital, realização dos exames médicos e de aptidão física. Constam no conteúdo programático do Exame Intelectual as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Física, Redação, Química, Matemática, Geografia, História e Língua Inglesa.

Os candidatos aprovados nas duas etapas serão destinados ao curso de nível superior, que dura cinco anos em regime de internato. Um ano de curso é realizado na EsPCEx de Campinas e os outros quatros anos são na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende, Rio de Janeiro. Durante a formação os militares recebem o título de Cadete.

Mais detalhes referentes ao certame podem ser encontrados através do edital oficial deste concurso. Tal documento se encontra disponível no site oficial da EsPCEx.

Por Bruno Henrique


Gostou deste artigo? Vote abaixo.
[Total: 0 Média: 0]

Compre aqui apostila para este Concurso Público!




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *