Novo Concurso PM-PR 2018 – Previsão


  

Seleção deverá oferecer 4.000 vagas para soldado. Edital pode ser publicado em março.

No Estado do Paraná mais um concurso público está prestes a ser oficializado. Trata-se do certame da corporação da PM-PR, cujo processo de formalização está em andamento, para que logo possa ser realizado o novo concurso, neste mesmo ano. É um processo seletivo que estava sendo aguardado há algum tempo, configurando, agora, uma expectativa de que este próximo concurso da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros disponha de um número de 4.000 vagas para o cargo de soldado.

A razão de este ser um dos concursos públicos mais esperados está na quantidade de vagas acumuladas. A corporação da Polícia Militar e a do Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná abrirá, em breve, o novo processo de seleção, já que a demanda e a urgência de preenchimento de vagas é razoavelmente grande. Calcula-se que será em torno de 4.000 vagas ofertadas, o que é animador para os estudantes e profissionais dedicados aos concursos. São cargos e carreiras que aguardam preenchimento, devido ao baixo contingente.

De acordo com informações angariadas da presidência da Comissão de Segurança Pública pertencente à Assembleia, em reunião com o governo do Paraná, é provável que este processo de seleção seja publicado oficialmente até o fim do mês de março de 2018.

Em conformidade com a mesma comissão é necessário acelerar o processo, no sentido de buscar realizar as provas do certame ainda neste mesmo semestre, já que devido aos procedimentos extremamente burocráticos e administrativos, os aprovados nos testes poderão levar até dois anos para serem contratados efetivamente, além do necessário Curso de Formação de Soldados. Portanto, as próximas baixas dentro da corporação da PM do Paraná poderão não ser supridas em menos de dois anos, logo, essa situação contém o risco de chegar a uma alarmante redução do número de policiais na corporação, aumentando, com isso, o número de crimes. Não se pode permitir que a segurança pública deixe baixar a guarda.




Assim, o documento oficial está em trâmite para a futura liberação da contratação da banca que será responsável pela organização do certame. Para isso, será preciso a autorização de licitação. Existe urgência de que nos próximos dias ou semanas a banca organizadora esteja já determinada e liberada a sua autorização. Esse será o toque final, sendo que depois disso o edital do concurso público para cargo de soldado na PM-PR 2018 não tardará a ser publicado definitivamente.

Com relação aos pré-requisitos, os interessados em concorrer à carreira de soldado estão obrigados a apresentar diploma de ensino médio completo; estar na idade entre 18 e 30 anos; possuir a capacidade física; a sanidade física; possuir idoneidade moral; estar quite com os demais serviços militares e os serviços eleitorais, além de possuir carteira de habilitação nacional, dentro da categoria B. Estes são os requisitos básicos.

Será realizada uma triagem para todos os que pleitearem este posto de trabalho, que oferece carreira. Este processo será realizado em conformidade com as seguintes etapas: iniciando com um exame intelectual; passando, em seguida, para os exames em cima da capacidade física; seguindo com exame que verifica sanidade física; exames e avaliação psicológica dos concursados, finalizando com a devida investigação social.

De acordo com informações conquistadas sobre o anterior processo seletivo da PM do Estado do Paraná, ocorrido no ano de 2012, o mesmo contou, oficialmente, com 4.445 vagas para o posto de soldado e mais 819 vagas para o posto de bombeiro militar. A prova objetiva consistiu em um caderno contendo 40 questões com múltipla escolha, das quais, dez versaram sobre língua portuguesa; sete versaram sobre matemática; seis questões sobre história; seis questões sobre geografia; cinco questões versando sobre informática; três questões em cima do Estatuto da Criança e do Adolescente e mais três questões sobre atualidades.

Paulo Henrique dos Santos


Gostou deste artigo? Vote abaixo.
[Total: 46 Média: 3.2]

Compre aqui apostila para este Concurso Público!




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *