Os objetivos e a importância da Educação


  

A Educação é um direito fundamental, positivado na Constituição Federal, que se destaca por contribuir para o desenvolvimento e o crescimento do indivíduo. Sua importância vai além da necessidade de qualificação para conseguir uma boa posição na vida profissional. O conhecimento adquirido ao longo da vida é determinante para o desenvolvimento do senso crítico. Ao longo do tempo, percebemos que a evolução da humanidade está intrinsicamente ligada ao desenvolvimento intelectual, que proporcionou avanços em todos os campos do saber. Neste ínterim, podemos afirmar que a Educação é o instrumento que lapida a alma e proporciona poder e liberdade.

O maior exemplo da contribuição da Educação para o crescimento coletivo é o aumento na participação política de quem detém o saber. Uma população consciente faz escolhas mais sábias, o que nem sempre é de interesse dos governantes.




Como exemplo de crescimento pessoal podemos citar Karina Caciola, estudante da Unifesp, que relatou ao site UOL que enfrentava diariamente uma rotina de estudos que começava às 6h45 e terminava às 21h30. Como recompensa, Karina passou em primeiro lugar em medicina na Unifesp. Ela conta ainda que a família não tinha condições de custear uma faculdade particular e que valeu a pena todo o esforço empreendido.

O relatório da UNESCO reforça que a Educação é a principal arma contra a pobreza, pois capacita as pessoas para ter habilidades, confiança e conhecimento para romper as barreiras e construir um futuro melhor. Segundo este relatório cada ano de escolaridade a mais pode promover um aumento de até 10% na renda individual. Cada ano de escolaridade pode aumentar também a média anual do PIB, que subiria até 0,37%. E os benefícios da Educação não param por aí. Este relatório estima que 171 milhões de pessoas poderiam sair da pobreza se os estudantes dos países com renda mais baixa soubessem ao menos ler.

Há de se concordar com Nelson Mandela, em sua célebre frase: “a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.


Gostou deste artigo? Vote abaixo.
[Total: 0 Média: 0]

Compre aqui apostila para este Concurso Público!




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *