Vunesp – Perfil da Banca Organizadora e Estilo da Prova


  

Conheça aqui mais detalhes sobre a Vunesp e o seu estilo de prova.

A Fundação Vunesp (Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista) é definida como a banca organizadora responsável por elaborar as provas de vestibulares de diversas universidades públicas e privadas e de concursos públicos. Esta banca é muito tradicional no Brasil, tendo sido criada em 1979, através do Conselho Universitário da Unesp.

A Vunesp iniciou as suas atividades elaborando provas de concursos públicos municipais e estaduais, e ao longo do tempo, alcançou repercussão nacional, o que se deve à estrutura de prova que costuma aplicar. Entender este conceito usado pela fundação é essencial para quem está se preparando para um vestibular ou concurso público com prova elaborada por ela. Confira abaixo tudo que você precisa saber sobre a banca organizadora e estilo da prova da Vunesp:

Estilo de prova da Vunesp

As provas de vestibulares e concursos públicos elaboradas pela Vunesp têm um estilo mais simples quando comparado aos testes feitos pelas demais bancas organizadoras. Geralmente, as questões construídas pela Vunesp são mais acessíveis, apresentando um grau de dificuldade menor, embora estas questões estejam frequentemente passando por um processo de evolução, visando trazer um conteúdo atualizado para o público.

Todos os exames elaborados pela Vunesp são de múltipla escolha, cuja estrutura contém cinco alternativas por questão. Os enunciados das questões são desenvolvidos de forma clara, solicitando que o candidato marque a alternativa que está incorreta ou correta, o que varia de acordo com o conteúdo e foco da questão. Embora seja simples, os candidatos devem dedicar especial atenção ao enunciado, assim evitam-se possíveis erros de interpretação, o que pode levar ao erro na escolha da resposta.

Além disso, os conteúdos abordados nas provas da Fundação Vunesp se baseiam, quase que integralmente, no conteúdo pragmático divulgado no edital do concurso público ou vestibular. Por isso, ao participar de um exame feito por esta banca organizadora, é importante que você se atente ao conteúdo informado no edital.

Disciplinas abordadas nas provas da Vunesp




A Fundação Vunesp atua frequentemente na aplicação de provas de vestibulares, o que faz com que comumente ela elabore questões provenientes das disciplinas de geografia, história e de atualidades acerca de acontecimentos nacionais e internacionais. As questões de informática também costumam ser mais acessíveis do que aquelas feitas pelas outras bancas organizadoras.

Em se tratando da disciplina de Língua Portuguesa, é aconselhável que o candidato tome mais cuidado, pois esta é a parte mais extensa da prova, visto que esta matéria tem mais questões que as outras. Sendo assim, os exames da Vunesp exigem que o candidato esteja bem familiarizado com as principais regras e uso da gramática. Também é preciso estar afiado no que diz respeito à interpretação de texto, pois há exercícios retirados de revistas e jornais de grande circulação que exigem esta habilidade específica.

Estima-se que as provas elaboradas pela Vunesp, na disciplina de Língua Portuguesa, cobram 41,5% de interpretação de texto, 11,5% de concordância verbal e nominal e 8% de sinônimos e antônimos. Por isso, dê uma atenção maior para a revisão e entendimento destes conteúdos na hora de estudar.

Quando o exame é especificamente voltado para a área de Direito, a fundação se preocupa em criar questões que testem o conhecimento específico do candidato, elaborando perguntas que exigem certo conhecimento da legislação brasileira. Em suma, pode-se dizer que a Fundação Vunesp tem um formato de prova acessível, que basicamente cobra do candidato análises das propostas e boa interpretação.

Por fim, para melhor conhecer o estilo de prova da Fundação Vunesp, o mais indicado é fazer um teste prático. Uma atividade válida para quem está se preparando para fazer um exame aplicado por esta banca organizadora é realizar vários simulados de provas elaboradas pela mesma. Assim, é possível conhecer a estrutura da prova e se familiarizar ao seu estilo.

Simone Leal

Gostou deste artigo? Vote abaixo.
[Total: 15 Média: 3.2]


Compre aqui apostila para este Concurso Público!




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *