Concurso BACEN 2018 – Novo Pedido de Seleção


  

Pedido podem liberar 220 vagas para novo concurso.

Muitas pessoas que se interessam em realizar um concurso público se encontram na expectativa de novas informações sobre um possível concurso do Banco Central, o Bacen. Se este for o seu caso, continue lendo este texto e saiba das informações mais recentes sobre este novo concurso.

Existe uma grande expectativa de que o Banco Central realize um novo concurso público. Toda essa expectativa se deve ao fato de que o banco na atualidade possui um grande déficit de servidores, tornando-se necessário a realização de um novo certame.

Não é de hoje que o Bacen trabalha com uma defasagem de pessoal considerável. De acordo com informações recentemente atualizadas pelo banco, já passa de 2 mil o número de postos de trabalho que estão vagos no banco.
Outro fato que deve ser considerado é que existe um grande número de profissionais do banco que estão entrando em processo de aposentadoria.

No geral, os números apontam que cerca de 35% do quadro de servidores do banco estão vazios, o que em números indica que são mais de 2.300 postos vazios, sendo a maioria deles no cargo de analista com 1.944 postos, 289 no cargo de técnico e 123 no cargo de procurador. Sem falar que esses números aumentam a medida que os atuais servidores se aposentam ou se afastam do trabalho.

Dario Piffer, que é o presidente do Sinal, que é o Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central comentou em entrevista que com essa defasagem de pessoal fica muito difícial realizar o atendimento, uma vez que a demanda é muito grande e que em razão disso muitos problemas acabam surgindo e algumas áreas acabam ficando mais prejudicadas como é o caso da área de fiscalização.

No ano de 2013 o Banco Central realizou um processo seletivo de forma que disponibilizava um total de 500 vagas, todas elas distribuídas entre os cargos de analista e técnico. Na época, a empresa contratada para organizar o certame foi o Cespe/UnB. Os cargos disponibilizados na ocasião contavam com remunerações iniciais cujos valores partiam de R$ 5.158,23 até R$ 14.289,24.




Para o cargo de técnico foram disponibilizadas na concorrencia de 2013 100 vagas, para atuação nas áreas de segurança institucional e suporte técnico-administrativo. Podiam entrar para a concorrência de uma das vagas pessoas com formação de nível médio.

Já as pessoas que possuíam formação de nível superior puderam concorrer a 400 vagas no posto de analista, para atuação em seis áreas, sendo elas suporte à infraestrutura de tecnologia da informação, análise e desenvolvimento de sistemas, contabilidade e finanças, política econômica e monetária,gestão e análise processual e infraestrutura e logística.

O processo de seleção dos novos servidores foi constituído pela realização de uma prova objetiva de múltipla escolha, teste discursivo e por último avaliação de títulos para quem concorria a uma vaga no cargo de analista.

Quem conseguiu ser aprovado no certame realizou um curso de capacitação para a sua área de atuação. Dessa forma, os aprovados foram lotados nas cidades de Belém (PA), Brasília (DF), Salvador (BA), São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS).

Ao que tudo indica o concurso que todos aguardam será realizado seguindo este mesmo esquema. Mas por mais que expectativas sejam criadas em razão das dificuldades que o banco enfrenta devido a defasagem de pessoal, sua realização ainda não pode ser confirmada.

O que se sabe até o momento é que um novo documento que solicita autorização para a sua realização foi enviado ao MPDG, restando aos interessados aguardar pelo resultado, o que deve levar ainda alguns meses, já que o documento deve passar por diversos setores ministeriais para enfim conseguir o aval de realização. Mas ao que tudo indica, em razão da necessidade do Banco Central o concurso será autorizado.

Sirlene Montes


Gostou deste artigo? Vote abaixo.
[Total: 0 Média: 0]

Compre aqui apostila para este Concurso Público!




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *