Concurso CGE-AL 2018 – Previsão



Seleção deverá ofertar 40 vagas.

Quem estava esperando o concurso da GGE AL pode se preparar porque em breve será divulgado o edital oferecendo 40 vagas. As oportunidades são para Analista e muitos já veem estudando há algum tempo, justamente para ficar melhor preparado para as provas. Inclusive o documento já foi publicado no Diário Oficial e as vagas para Analista serão para as mais variadas áreas.

Há algum tempo que o concurso público da Controladoria Geral vem sendo esperado e acreditava-se que seriam mais vagas abertas, mas apenas 40 serão disponibilizadas para Analista de Controle Interno. A esperança agora para muitos é que o edital seja publicado nos próximos meses. Em maio, no Diário Oficial do Estado, foi publicado o despacho da Procuradoria-Geral do Estado, que autorizou que um novo certame fosse realizado pelo órgão. A questão é que para tomar posse ainda esse ano é preciso que seja homologado o quanto antes.

Renan Filho, governador de Alagoas, chegou a sancionar uma lei para que o quadro permanente ficasse estabelecido e as normas para que o certame seja realizado fossem todas definidas. A Lei nº 7.972 dispõe as carreiras e no início do ano constou no Diário Oficial do Estado.

Confira como serão divididos os cargos para as vagas de Analista de Controle Interno:

  • Direito: 10
  • Ciências Contábeis: 10
  • Ciências da Computação: 03
  • Engenharia Civil: 04
  • Demais Graduações: 13

Serão aplicadas provas e conferência de títulos para realizar a seleção. Estes contratados deverão realizar tarefas diversas, como análise e controle interno, atuando nos setores relacionados a auditoria de gestão e obras, trabalhando também com convênios, contratos, controle financeiro, contas públicas, ouvidoria, entre outros. É quase certo que os aprovados para o cargo de Analista de Controle Interno tenham uma jornada de trabalho de 40 horas semanais. Todos que forem selecionados terão que participar de um curso de capacitação que será administrado pela Escola de Governo de Alagoas.



Para este cargo serão muitas as atribuições, por exemplo, realizar o controle social sempre atento à transparência da gestão pública, também precisará organizar as atividades relacionadas à fiscalização, conferir os resultados relacionados à ação governamental, cuidar dos recursos públicos, entre outros. De acordo com a publicação já feita, foram determinadas todas as regras para o edital e exigências relacionadas ao mesmo, assim como a quantidade de vagas que poderão ser abertas, as que devem ser reservadas a candidatos com deficiência e o plano de desenvolvimento na carreira.

A validade desse concurso será de dois anos, contando a partir da data de homologação, podendo ser prorrogado por igual período. O edital irá informar qual é o prazo de validade para esse concurso.

A banca organizadora ainda será definida, mas já se sabe que os candidatos devem ter curso superior. A remuneração também não foi informada, assim como o valor da taxa de inscrição.

Até hoje a Controladoria-Geral do Estado de Alagoas não contou com nenhum concurso e o primeiro vem gerando grande expectativa. Com a assinatura do projeto de lei, pelo governador Renan Filho, foi criado o projeto de lei para a instituição do plano de cargos e carreiras. As 40 vagas certamente deverão ser bem concorridas, até porque já circula a notícia de que a remuneração inicial ficará entre R$ 1.265,00 e R$ 3.800,00.

Quem tem experiência em concurso público sabe que é possível começar a se preparar antes mesmo da divulgação do edital, baseando-se no concurso anterior, mas como esse será o primeiro da Controladoria-Geral do Estado de Alagoas, então fica difícil saber ao certo o que poderá ser pedido nas provas. Seja como for, o importante é ficar atento para que tão logo seja publicado o edital, possa fazer sua inscrição e começar a se preparar.

Por Russel


Gostou deste artigo? Vote abaixo.
[Total: 0 Média: 0]

Compre aqui apostila para este Concurso Público!




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *