Concurso do Instituto Rio Branco 2017 – Vagas para Diplomata



Seleção deve ofertar 30 vagas. Inscrições vão até o dia 10 de julho de 2017.

Se você sonha com a carreira de diplomata e trabalhar Itamaraty, saiba que o Instituto Rio Branco anuncia a abertura das inscrições para o concurso público que visa preencher 30 vagas de diplomata. Há vagas reservadas para pessoas com necessidades especiais (PNE) e candidatos que se autodeclaram negros. Os interessados devem se cadastrar no site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).

Para concorrer é necessário ter escolaridade de nível superior em qualquer área de formação. A remuneração para os iniciantes na carreira é de R$ 16.935,40. O prazo para efetuar as inscrições no processo seletivo tem início hoje, dia 23 de junho, e se encerra em 10 de julho (segunda-feira). A taxa de inscrição é no valor de R$ 225 e pode ser paga até o dia 21 de julho (sexta-feira). Quem desejar solicitar isenção deve estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

A seleção consiste em 3 etapas, sendo uma prova objetiva e duas discursivas. A primeira contempla 73 questões e será aplicada no dia 13 de agosto (domingo) em todo o país. As disciplinas cobradas são: noções de economia, geografia, política internacional, português, história mundial, inglês, noções de direito e direito internacional público e história do Brasil.

Os 300 candidatos que forem aprovados na primeira fase serão convocados para a segunda, que consiste em uma prova de português e inglês. A data provável para aplicação da avaliação de língua portuguesa é no dia 30 de setembro (sábado). Já a de língua estrangeira será no dia 1º de outubro (domingo). Ambas terão 5 horas de duração.



Os candidatos que tiverem na segunda etapa nota de português maior que 60 e em inglês, maior que 50, serão aprovados para a terceira fase. Essa, por sua vez, consiste em uma avaliação sobre as seguintes disciplinas: política internacional, economia, história do Brasil, geografia, espanhol, noções de direito e direito internacional público e francês. A terceira fase vai dos dias 6 de outubro (sexta-feira) até o dia 8 de outubro (domingo).

O resultado final será divulgado em 18 de dezembro (segunda-feira). Aproveite essa grande oportunidade.

Acesse o site para se cadastrar e saber mais detalhes do certame.

Melisse V.


Gostou deste artigo? Vote abaixo.
[Total: 1 Média: 5]

Compre aqui apostila para este Concurso Público!




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *