Concurso DPE RS 2018 – Inscrições, Vagas


  

São ofertadas 50 vagas para o cargo de Defensor Púbico.

A partir do dia 2 de abril, estão abertas as inscrições para o concurso público da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, a DPE-RS. Os interessados devem estar aptos para concorrer a uma das 50 vagas no cargo de Defensor Público.

Além disso, a organizadora do certame, a Fundação Carlos Chagas (FCC), também ressalta no edital que será formado um cadastro reserva para futuras contratações, conforme a necessidade da instituição.

Vale ressaltar que desse total de oportunidades em aberto, cinco já estão destinadas para aqueles candidatos que são portadores de alguma deficiência. Além disso, outras duas são para participantes que se declararem índios e dez para candidatos pardos ou negros.

E a remuneração não podia ser mais atrativa. O salário inicial do cargo é de R$ 22.213,43.

E se você ficou interessado e quer saber mais sobre o concurso, fique ligado que nós te damos todas as informações necessárias. Vamos a elas.

Requisitos para um Defensor Público

Para participar do certame, os candidatos precisam atender uma série de pré-requisitos muito importantes. Sendo assim, em primeiro lugar, ele precisa ser aprovado e classificado no concurso, bem como ter nacionalidade brasileira ou portuguesa. Para esse caso, ele precisa estar amparado no estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com o oficial reconhecimento de seus direitos políticos.

A idade mínima do participante é de 18 anos completos, com o título de bacharel no curso de Direito e com registro em momento de posse. Outras obrigações se referem às eleitorais e militares (em caso de candidato do sexo masculino). Essas devem estar em dia, sem nenhuma pendência.




Os demais requisitos são: possui aptidão física e mental para realizar todas as atribuições do cargo, submetendo-se aos exames necessários sobre sanidade física e aptidão psicológica, apresentando laudos; apresentar as declarações de rendimentos e bens; declarar se já ocupa ou não um outro cargo, função pública ou emprego, com apresentação oficial da certidão que dê a comprovação que não sofreu nenhuma punição por uma falta grave durante o exercício; não ter nenhuma condenação em julgamento por uma ação de improbidade administrativa ou criminal; ter exercido uma atividade jurídica por um período mínimo de três anos, contados esses a partir da data de posse; e, por fim, satisfazer todos os demais requisitos que foram estabelecidos em regulamento do certame e em seu edital.

Como se inscrever?

Para se inscrever é muito simples. Basta entrar no site da organizadora do concurso, no endereço eletrônico www.concursosfcc.com.br e preencher a taxa de inscrição. É solicitado o pagamento de uma taxa no valor de R$ 280. As inscrições se encerram no dia 30 de abril, no horário das 14h.

Etapas do processo seletivo

São no total cinco as etapas que compõe o concurso da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul. A primeira se refere a uma prova com questões objetivas e com múltipla escolha, sendo essa de caráter eliminatório e também classificatório.

Na segunda fase acontecem as provas escritas, com as questões discursivas e de caráter eliminatório e classificatório. Na sequência, ocorre a sindicância sobre os candidatos, com exames de sanidade física, aptidão psicológica e psiquiátrica para o exercício de um cargo como o de Defensor Público. Também acontecem nessa etapa a entrevista e as provas orais, sendo a primeira de caráter eliminatório e a segunda de caráter eliminatório e classificatório.

Na quarta fase acontece a Prova de Tribuna, também eliminatória e classificatória. Por fim, chega-se na etapa final, com a Prova de Títulos, somente de caráter classificatório.

Quem quiser saber mais informações sobre o concurso da Defensoria Pública, pode acessar o edital do processo no portal http://www.concursosfcc.com.br/concursos/dpers217/index.html. Lá constam outros dados importantes para não ficar de fora.

Por Kellen Kunz


Gostou deste artigo? Vote abaixo.
[Total: 1 Média: 5]

Compre aqui apostila para este Concurso Público!




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *