Concurso IBGE 2018 – Previsão de Edital



Certame ainda precisa de autorização do MPDG.

Quem vem se preparando para o concurso do IBGE, acredita que o edital está próximo de ser lançado, por isso tem intensificado os estudos. Quem tem interesse em se inscrever quando este concurso abrir as inscrições e ainda não começou a se preparar, está é atrasado, pois através do que foi exigido no último edital publicado, é possível ter uma boa base do que será exigido no próximo.

A expectativa para que o concurso IBGE 2018 seja autorizado é muito grande. No último mês de maio, Roberto Olinto, que é presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, confessou que de fato há uma necessidade urgente para que o certamente seja realizado, de forma que os cargos possam ser preenchidos. Já no final do mês de maio, quando estava sendo realizado o 'II Congresso Democrático sobre o IBGE', Olinto voltou a falar sobre a situação do órgão que precisa contar urgente com novos servidores. Apesar de serem apenas um desabafo, as duas declarações serviram para estimular aqueles que já estão interessados em participar do próximo concurso.

Para o presidente do IBGE, este concurso é uma das prioridades para este ano. Olinto disse ainda que sem a realização do concurso e sem plano de carreira, o Instituto poderá até chegar ao fim e de forma melancólica, pois não sobreviverá sem novos contratados. A preocupação dele agora é passar este problema para o Ministério do Planejamento, mostrando exatamente como a situação é preocupante e grave.

Será feito um reforço ao pedido já passado ao MPDG – Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, para que o concurso seja autorizado o quanto antes e o edital seja publicado ainda este ano. Esse posicionamento do presidente do Instituto faz com que os interessados em participarem do concurso acreditem ainda mais que ele seja mesmo realizado em 2018.

Em dezembro do ano passado, O IBGE solicitou a aprovação para que fossem abertas 1.800 vagas efetivas e deste total, 1.200 são para o cargo de Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas. Outras 600 vagas são para o cargo de Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas.



Esta solicitação encontra-se até hoje em trâmite na Divisão de Concursos Públicos do Ministério do Planejamento, não tendo uma data para que seja dada uma resposta, dizendo se foi ou não aprovado. Mais de 20 movimentações foram feitas dentro da Pasta desde dezembro de 2017, mas nada de concreto foi definido até agora. Somente depois da autorização do MPDG é que o edital para o concurso do IBGE 2018 pode ser publicado.

Para se inscrever às vagas de Técnico no concurso do IBGE é preciso ter concluído o ensino médio e ter o certificado emitido pela instituição, que deverá ser reconhecida pela MEC. O salário vigente de um Técnico hoje no Instituto é de R$ 3.890,87, já incluso o vale-alimentação. Para o cargo de Analista, o salário é de R$ 8.213,07 e para se candidatar a estas vagas é preciso ter ensino superior completo, sendo aceitos vários cursos.

Em 2015, o IBGE chegou a publicar dois editais de uma só vez, que somavam 600 vagas e a responsável pelo certame foi a FGV – Fundação Getúlio Vargas. Para a carreira de Técnico foram 460 vagas para os mais variados estados, só que a validade terminou ano último dia 30 de maio, já levando em consideração a prorrogação, ou seja, se o IBGE quiser contratar novos funcionários, primeiro terá que realizar um novo concurso.

Com toda esta expectativa, muita gente vem intensificando os estudos, pois acreditam que no segundo semestre deste ano o edital deverá ser publicado e certamente a concorrência será grande.

Por Russel


Gostou deste artigo? Vote abaixo.
[Total: 5 Média: 2.8]

Compre aqui apostila para este Concurso Público!




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *