Concurso MP-SP 2018 – Previsão de Edital



Concurso irá ofertar 30 vagas para Analista.

No último dia 11 de abril, foi anunciado oficialmente Gianpaolo Poggio Smanio como o procurador-geral do Estado, ocupando o cargo por outros dois anos, até 2020. Na mesma ocasião, também foi divulgado que o Ministério Público do Estado de São Paulo, o MP/SP, já poderá retomar os seus preparativos para elaborar o edital de seu novo concurso público, referente à carreira de analista jurídico.

Autorizado desde o dia 12 de fevereiro, serão oferecidas, no total, 30 vagas. E se você ficou interessado e quer saber mais informações sobre o certame, nós te damos todos os detalhes que você precisa saber para não ficar de fora. Vamos a elas.

Pré-Requisito para o Concurso do MP/SP

Antes de qualquer coisa, é preciso fazer saber que o concurso do MP/SP já exige, de antemão, que um pré-requisito seja atendido. Sendo assim, é fundamental que os candidatos tenham formação em nível superior no curso de Direito.

Além disso, é importante fazer saber sobre a disponibilidade para a realização da jornada de trabalho. Essa é de 40 horas por semana, não podendo o colaborador atuar em outro órgão ou empresa.

O salário inicial para o cargo de analista jurídico é de R$ 7.697,23.

Mais informações sobre o certame

Conforme as informações do próprio setor de recursos humanos do Ministério Público, tudo indica que a publicação oficial do edital será realizada juntamente com outros dois concursos que já estão autorizados para o órgão desde 2017. Trata-se do processo seletivo que se destina aos analistas técnicos científicos e os auxiliares de promotoria.

Segundo a autorização feita para o analista jurídico, as vagas serão destinadas tanto para a capital como para o litoral, interior e a Grande São Paulo. Já na data de 12 de abril foi anunciada, por meio de uma publicação no Diário Oficial, a relação de todos os membros que irão formar a comissão de responsabilidade pelo concurso.



Feito isso, a expectativa é de que a publicação do edital ocorra de forma rápida logo que contratada a banca organizadora. Ao que tudo indica, essa será a Fundação Vunesp, responsável pelos demais certames da instituição. Dessa forma, há uma melhor organização para que todos os três editais sejam publicados em uma mesma data.

De acordo com o documento de autorização do procurador-geral, há a possibilidade de criação de vagas iniciais, podendo elas serem preenchidas ainda durante o prazo referente à validade do processo de seleção.

Atribuições do cargo

Cabe ao analista jurídico elaborar todas as minutas de peças processuais, manifestações e outros pareceres que são próprios de sua função. Ainda, ele deve analisar, estudar, examinar, pesquisar e criar relatórios de natureza jurídica, auxiliando também na realização das famosas audiências, sessões e reuniões.

Outras atribuições são: acompanhamento do andamento de processos judiciais, de inquéritos civis e policiais e de procedimentos administrativos; e realizar as diligências, mantendo-as registradas para o controle de todas as atividades desenvolvidas e apresentando os relatórios pertinentes.

Último concurso do MP/SP

O último concurso do MP/SP para o cargo que, por lei, é denominado de analista de promotoria-assistente jurídico foi organizado pela Fundação Vunesp. Esse ocorreu em 2015, quando foram ofertadas 107 oportunidades, destinadas essas para São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Campinas, Registro, Taubaté, Sorocaba, Santos, Presidente Prudente, Piracicaba, Franca, Bauru e Araçatuba.

Composta por duas fases, a seleção englobou prova objetiva e prova escrita e discursiva. A primeira contou com 100 questões de múltipla escolha, sendo 87 sobre conhecimentos específicos e 13 de conhecimentos gerais.

Já a segunda contou com a realização de uma redação sobre direito processual penal ou penal, uma sobre direito processual civil ou de tutela de direitos difusos e coletivos e, por fim, mais cinco questões para discursar.

Kellen Kunz


Gostou deste artigo? Vote abaixo.
[Total: 1 Média: 5]

Compre aqui apostila para este Concurso Público!




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *