Concurso TJ MG 2018 – Inscrições, Vagas


  

Certame tem 100 vagas abertas para o cargo de Juiz Substituto.

A região sudeste do Brasil concentra boa parte das oportunidades de emprego oferecidas em todo o país. Consequentemente, nesta parte do território nacional se tem diferentes ofertas de concursos públicos. E um dos últimos certames a serem divulgados no sudeste foi o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, o TJMG. São mais de 100 vagas para a função de Juiz de Direito Substituto do TJMG. Se você se interessou e quer saber mais informações sobre este processo de contratação leia o texto abaixo.

A respeito do novo processo de admissão do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Os concursos realizados pelo Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais costumam ser um dos mais concorridos de todo o estado. Pois, o órgão oferece boas condições de trabalho para os aprovados no certame. Para este novo processo de contratação vai ser oferecido um total de 120 vagas. Como explicado anteriormente, as oportunidades são para o cargo de Juiz de Direito.

Das 120 vagas, 84 ocupações são para ampla concorrência. Além disso, 24 oportunidades são para candidatos negros e 12 colocações são para pessoas portadoras de necessidades especiais. Para ocupar uma das vagas oferecidas pelo TJMG, o interessado precisa atender alguns dos seguintes requisitos:

– possuir formação acadêmica em direito há pelo menos 03 anos. A instituição precisa ser reconhecida e é necessária a apresentação do diploma que assegura a formação superior.

– ser brasileiro ou possuir a nacionalidade.

– não possuir pendências judiciais.

– as obrigações eleitorais precisam estar corretas. Além disso, os homens também não podem ter pendências com as obrigações militares.

– apresentar condições físicas e intelectuais para cumprir as exigências do cargo.

Para a verificação de todos os requisitos, é de extrema importância que o candidato leia o edital do certame, que pode ser consultado na seguinte página: https://d3du0p87blxrg0.cloudfront.net/concursos/493/1_569399.pdf. Item “4 – DOS REQUISITOS PARA O INGRESSO NA CARREIRA”, página 03.

Sobre o processo seletivo adotado pelo TJMG em seu concurso público de 2018

A instituição estabeleceu que os inscritos vão ser submetidos a cinco seletivas distintas: avaliação de múltipla escolha, teste escrito, inscrição definitiva, avaliação oral e prova de títulos. A terceira etapa, que consiste na inscrição definitiva vai ser desmembrada em quatro tipos de avaliação sendo elas: investigação social, sindicância da vida pregressa, teste psicológico e exames médicos.

A primeira etapa, ou seja, a avaliação de múltipla vai ter ao todo 100 perguntas. Além disso, ela vai ser dividida em três blocos. Confira agora o número de questões para cada matéria presente nos blocos:

Bloco Um:

05 perguntas sobre Direito da Criança e do Adolescente.

05 perguntas sobre Direito do Consumidor.

10 perguntas sobre Direito Processual Civil.

10 perguntas sobre Direito Civil.

Bloco Dois:




10 perguntas sobre Direito Eleitoral.

10 perguntas sobre Direito Constitucional.

10 perguntas sobre Direito Processual Penal.

10 perguntas sobre Direito Penal.

Bloco Três:

05 perguntas sobre Direito Ambiental.

05 perguntas sobre Direito Tributário.

10 perguntas sobre Direito Empresarial.

10 perguntas sobre Direito Administrativo.

A primeira fase acontece na cidade de Belo Horizonte, no dia 02 de setembro de 2018. E os inscritos vão ter quatro horas para responder a todas essas questões. Os locais em que acontece esta primeira fase vão ser divulgados posteriormente nos seguintes endereços eletrônicos: http://www.consulplan.net/home.aspx e http://www.tjmg.jus.br/portal-tjmg. Para conferir o conteúdo programático da primeira etapa, acesse: https://d3du0p87blxrg0.cloudfront.net/concursos/493/1_569399.pdf. O conteúdo está no Anexo II, página 54.

Já as demais etapas também tiveram uma expectativa de datas divulgadas, segundo o documento oficial.

Segunda etapa: 11/11/2018.

Terceira etapa: 12 e 13/11/2018.

Quarta etapa: 09 a 13/09/2019.

Quinta etapa: 30/09/2019.

E para consultar como elas vão ser caracterizadas para isso acesse o edital que foi disponibilizado anteriormente a partir do item “14 – DA SEGUNDA ETAPA: PROVAS ESCRITAS” página 28.

Inscrições concurso TJMG

Para efetuar a inscrição no concurso público do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, o interessado deve acessar: www.consulplan.net. As inscrições são válidas por apenas um mês, entre os dias 25 de maio a 26 de junho de 2018. A taxa de inscrição está fixada em R$ 260,00.

Por Isabela Castro


Gostou deste artigo? Vote abaixo.
[Total: 0 Média: 0]

Compre aqui apostila para este Concurso Público!




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *