Concurso TRF 3ª Região 2018 – Vagas Abertas


  

Certame oferta 107 vagas para o cargo de Juiz Federal Substituto.

Estão abertas as inscrições do novo concurso público do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, que engloba os Estados do Mato Grosso do Sul e de São Paulo. O certame do TRF 3ª Região 2018 publicou o edital para o preenchimento de um total de 107 oportunidades referentes ao cargo de Juiz Federal Substituto.

Conforme a publicação, haverá vagas reservadas para as pessoas que se auto declararem negros e/ou pardos (21 vagas) ou com alguma deficiência (5 vagas).

Pré-requisitos do cargo de Juiz

Para concorrer ao salário de R$ 27.500,17 e estar apto para participar do processo de seleção, o candidato precisa ter diploma como bacharel no curso de Direito há, pelo menos, três anos. A instituição de ensino superior precisa ser oficial ou reconhecida, sendo que o diploma precisa estar registrado dentro dos conformes da lei.

Além disso, o participante precisa ter, na ocasião da inscrição definitiva, um tempo mínimo de três anos em atividade jurídica, exercida essa após a graduação como bacharel no curso de Direito.

Entre outros requisitos considerados gerais para o ingresso do candidato no Concurso do TRF 3ª Região estão: ter sido aprovado no concurso; estar em dia no exercício dos seus direitos políticos e civis; ter a nacionalidade brasileira ou, ainda, portuguesa, amparado por um estatuto que declare a igualdade entre os portugueses e brasileiros e com o reconhecimento de seus direitos políticos; estar em dia com as suas obrigações eleitorais e militares, sendo esse último para pessoas do sexo masculino; possuir a aptidão mental e física para exercer as atribuições referentes ao cargo; ter comprovação por bons antecedentes sociais e morais e comprovar por um laudo emitido por um órgão oficial, a saúde mental e física, bem como características psicológicas adequadas para o exercício da função; apresentar uma declaração pública dos bens e se comprometer no desempenha das funções do cargo de forma a cumprir as leis e a Constituição; não possuir antecedentes criminais registrados; e cumprir com as determinações que constam no edital.

Como faço para me inscrever no Concurso do TRF 3ª Região?

Para se inscrever e concorrer a uma das vagas disponíveis é muito simples. As inscrições foram abertas nesta última segunda-feira, dia 9 de abril, e seguem até o dia 8 de maio, encerrando-se no horário das 18h.




O endereço eletrônico para se inscrever é o http://web.trf3.jus.br. Para efetivar a sua participação, é necessário realizar o pagamento de uma taxa no valor de R$ 200.

Processo seletivo do Concurso

O concurso público do TRF da 3ª Região contará com diversas etapas, iniciando com uma prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório. Na sequência, segue a realização de duas provas escritas também de mesmo caráter, a sindicância da vida pregressa e também a investigação social do candidato, o exame de sanidade mental e física, o exame psicotécnico, a prova oral eliminatória e classificatória e, por fim, a avaliação classificatória dos títulos.

Sabe-se que a prova objetiva terá a sua aplicação nas cidades de São Paulo (capital) e Campo Grande, Mato Grosso do Sul. A data prevista é dia 10 de junho de 2018.

Porém, não se sabe ainda os locais exatos para a realização dessas, sendo divulgados posteriormente pela organizadora. Quanto aos gabaritos preliminares oficiais, a publicação ocorrerá até 3 dias após a realização da fase, em Diário Eletrônico do órgão responsável.

A previsão relacionada às demais datas é a seguinte: prova objetiva seletiva no dia 10 de junho; prova discursiva em 12 de outubro; prática de sentença (natureza civil) em 13 de outubro; e prática de sentença (natureza criminal) em 14 de outubro.

A validade total do concurso é de 2 anos (24 meses), sendo possível a prorrogação desse tempo por um mesmo período. Isso ficará a critério do próprio Tribunal Regional e será realizado somente em caso de extrema necessidade.

Por Kellen Kunz


Gostou deste artigo? Vote abaixo.
[Total: 2 Média: 3.5]

Compre aqui apostila para este Concurso Público!




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *