Novo Concurso do Procon-MA 2018 é Confirmado


  

Seleção irá ofertar 51 vagas para cargos de nível fundamental e superior.

O concurso público que visa contratar 51 pessoas para Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão foi confirmado no dia 26 de março de 2018 pelo governador Flávio Dino. Esse concurso, visa além dessas 51 contratações imediatas, formar Cadastro Reserva de Pessoal, para cargos tanto de nível fundamental como de nível superior.

Esse será o segundo concurso público organizado pelo órgão. O primeiro concurso realizado, no dia 19 de novembro de 2017, onde a Banca Organizadora foi a Fundação Chagas, ofertou 10 vagas para o cargo de Fiscal de Defesa do Consumidor.

Nesse 1º concurso, a prova aplicada foi objetiva e composta por 60 questões, sendo 5 questões de Noções de Administração, 5 questões de Noções de Economia, 5 questões de Direito Administrativo, 5 questões de Direito Empresarial, 5 questões de Direito Constitucional, 5 questões de Direito Civil, 25 questões de Direito do Consumidor e 5 questões de Legislação Especial.

Inclusive quando esse concurso de 2017 foi anunciado, houve grande surpresa, já que o órgão não ofertava vagas há 30 anos. Já o concurso que vai acontecer esse ano vinha sendo aguardado desde o dia 29 de janeiro de 2018, quando Duarte Júnior informou através de suas redes sociais que os concurseiros deveriam intensificar os estudos, pois ainda nesse semestre seria realizado o 2º concurso do Procon/ MA.

Conforme informado no início do texto, serão ofertadas 51 vagas, sendo que 40 delas serão direcionadas para o cargo de Auxiliar Geral e as outras 11 vagas será para atuar como conciliador.

Os interessados em participar do processo seletivo deverão ter o ensino fundamental para concorrer às 40 vagas de Auxiliar de Serviços e deverão ter o ensino superior se a pretensão foi concorrer às 11 vagas, referente ao cargo de conciliador.




De acordo com presidente do Procon/MA, Duarte Júnior, o salário oferecido para os aprovados vai variar entre R$ 3.900,00 e R$ 7.000,00.

Demais informações sobre o concurso só será divulgada no Edital. Nele constarão informações detalhadas sobre os cargos e suas atribuições, salários e benefícios oferecidos, conteúdo da prova, bem como as datas, horários e locais onde serão aplicadas, terão ainda informações sobre como proceder para realizar a inscrição, como efetuar o pagamento da taxa de inscrição e quais os pré-requisitos para participar do processo, que são exigidos, além é claro da escolaridade já informada no texto. É necessário que o candidato leia atentamente o Edital antes de realizar o preenchimento da Ficha de inscrição e o pagamento da taxa de inscrição.

O PROCON Maranhão atua promovendo a defesa do consumidor no âmbito estadual. Eles estão sempre à disposição dos consumidores para que os mesmos possam realizar suas reclamações e denúncias referentes a abusos praticados por distribuidores de produtos ou serviços. O órgão também atua auxiliando os consumidores na apuração desses atos, tanto na esfera administrativa como judicial.

O órgão foi no dia 03 de julho de 1987, no governo de Epitácio Cafeteira, através do Decreto nº 10.451. No 1º artigo do Decreto, foi instituído o Programa Estadual de Proteção do Consumidor (PROCON-MA), com o objetivo de realizar o planejamento, a coordenação e a execução da política estadual de defesa do consumidor.

A partir da criação desse decreto, foram convocados 280 funcionários pela SUNAB. Esses funcionários passaram por treinamentos e foram testados pelo período de 30 dias. Após o término desses 30 dias, houve um concurso interno, sendo aprovados 35 funcionários. Foi então solicitado pela SUNAB que essas pessoas iniciassem suas atividades. Para os futuros candidatos que tiverem interesse em saber mais sobre a história do PROCON/MA, sua atuação, missão e valores, basta acesso o link do site oficial do órgão http://www.procon.ma.gov.br/sobre-procon/.

Rosângela Rodrigues


Gostou deste artigo? Vote abaixo.
[Total: 4 Média: 1.8]

Compre aqui apostila para este Concurso Público!




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *