Novo Concurso PM-PR 2018 – Pedido para 4 Mil Vagas Avança


  

Seleção deverá ofertar vagas para Soldado e edital deverá ser publicado nos próximos meses.

O presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Mauro Moraes, concedeu entrevista declarando que os trâmites para o concurso da Polícia Militar do Paraná estão adiantados.

Segundo o deputado, existe uma defasagem no contingente de soldados. Moraes ressalta que após execução do certame ainda existem prazos legais para contratação efetiva dos novos policiais.

“Temos que considerar que até a contratação efetiva de um soldado passou um período de até dois anos. Nesse período, inclui a realização das provas, trâmites burocráticos e administrativos, bem como o treinamento dos soldados. Não podemos correr o risco dessa diminuição no efetivo. Certamente um contingente baixo acarreta em aumento de criminalidade”, afirma o Presidente da Comissão de Segurança Pública.

No mês de março, o deputado Mauro Moraes já tinha se reunido com o governador do Estado do Paraná, Beto Richa. Ambos tinham acertado que o concurso público para Polícia Militar/PR sairia até o final do mesmo mês.

A expectativa é que o edital possa sair nos próximos meses. O número de vagas que será ofertado está em torno de 4 mil.

Soldado da Polícia Militar/PR. Escolaridade e Requisitos do Concurso.

Para pleitear uma das prováveis quatro mil vagas do concurso público da Polícia Militar do Paraná, (PM-PR) é preciso estar quite com suas obrigações eleitorais e militares.

Também, ter ensino médio completo e possuir entre 18 e 30 anos. Além disso, os candidatos aprovados na prova objetiva da PM-PR passarão por exame físico, testes de aptidão física, exame psicológico e investigação social.

Além desses requisitos, o candidato deve ter idoneidade moral para cumprir as atividades referentes ao cargo de soldado da Polícia Militar e carteira de habilitação “B”.

No caso do exame de aptidão física, é esperada provas de corrida, barra e apoios. Maiores informações de como se preparar para o exame de aptidão físico das polícias militares pode ser conferido nesse link.




Apesar de ser referente a PM-DF, é tradição das corporações de cada estado manterem testes similares, portanto, a preparação para um estado é também válida para os outros.

O que cairá na prova do concurso da PM-PR?

Antes da publicação do edital de 2018 somente podemos nos basear nos editais anteriores, portanto, ainda não está definido qual a estrutura da prova objetiva. Mas, a corporação tem por frequência cobrar conteúdos semelhantes ao último edital publicado.

O último concurso para soldado da PM-PR contou com um total de 40 questões. A prova foi dividida da seguinte forma:

  • 10 questões de Português
  • 7 questões de Matemática
  • 6 questões de História
  • 6 questões de Geografia
  • 5 questões de Informática
  • 3 questões sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente
  • 3 questões de atualidades

Ao todo, no último concurso da Polícia Militar do Paraná foram preenchidas 4445 vagas para o cargo de Soldado PM/PR e 819 para Bombeiros.

Remuneração para o cargo de soldado PM/PR

Atualmente, a Polícia Militar do Paraná conta com um dos maiores salários para o cargo de soldado no país. Segundo informações do portal LoveMondays, um PM soldado recebe um salário de R$ 3.905.

Acrescido a esse valor ainda constam os benefícios de vale-alimentação e vale-transporte. A remuneração cheia para o aprovado nesse concurso poderá chegar próximo aos R$ 5.000.

Resta aguardar a saída do edital e seleção da banca organizadora. Se você pensa em assumir uma das prováveis 4 mil vagas ofertadas no certame da PM/PR pode já começar seus estudos. O concurso público está avançando e o edital sairá em breve!

Lembre-se de se preparar tanto para prova objetiva, como também para o teste de aptidão física. Nos concursos das Polícias, o grande funil da seleção consta exatamente na preparação física.

Ass: Matheus Griebeler


Gostou deste artigo? Vote abaixo.
[Total: 2 Média: 3]

Compre aqui apostila para este Concurso Público!




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *